Paes revoga decreto e cancela ponto facultativo na segunda-feira de carnaval no Rio - Tribuna NF

Paes revoga decreto e cancela ponto facultativo na segunda-feira de carnaval no Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, voltou atrás em sua decisão do dia 15 de janeiro e revogou o decreto que estabelecia ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira de carnaval, no dia 15 de fevereiro. O cancelamento do ponto facultativo foi publicado nesta segunda (1º) no Diário Oficial.

A terça-feira de carnaval, 16 de fevereiro, segue como feriado no município, como em todo o estado por decisão do Governo do RJ.

De acordo com o texto publicado no D.O da Prefeitura, a revogação do ponto facultativo é necessária para evitar aglomerações em meio à pandemia de Covid-19, “considerando a necessidade de continuidade das medidas adotadas pelo município para o enfrentamento da emergência sanitária”.

Decreto do RJ com ponto facultativo na segunda
Já o Governo do Estado decretou ponto facultativo apenas na segunda-feira (15), nos órgãos e entidades integrantes da administração pública estadual do Rio de Janeiro.

A publicação do RJ saiu no Diário Oficial também no dia 15 de janeiro. O feriado de carnaval, no dia 16 de fevereiro, já previsto no calendário, está mantido.

Comércio anuncia funcionamento na terça e quarta de Cinzas
Também nesta segunda, a Fecomércio-RJ anunciou que fechou um acordo com o Sindicato dos Empregos do Comércio do Rio de Janeiro, que permite o funcionamento do comércio na terça-feira (16) e na quarta-feira de Cinzas (17), em horário integral. Na segunda de carnaval fica mantida a autorização para o funcionamento normal do comércio.

Segundo o Presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz, o acordo beneficiará os comerciantes de toda a cidade em um período atípico.

“Esperamos que a medida contribua para o aumento das vendas e dê a todos o fôlego necessário para o setor voltar a crescer.”

Carnaval em julho
Paes já tinha descartado a possibilidade de o carnaval ser realizado em julho na cidade. A decisão foi anunciada no dia 21 de janeiro em uma sequência de postagens nas suas redes sociais. Paes disse “ser impossível” preparar a cidade para a festa fora de hora, mesmo com a vacinação contra a Covid-19 em curso.

Pelo calendário normal, o carnaval neste ano estava previsto para acontecer de 13 a 16 de fevereiro (de sábado a terça). Mas, por causa da pandemia de coronavírus, os desfiles na Sapucaí e os blocos autorizados haviam sido inicialmente adiados para julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *