Outubro Rosa: Campos libera agendamento online para exames de mamografia

Pensado para ampliar o acesso das mulheres aos cuidados com a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está lançando o agendamento online para exames de mamografia (AQUI). O link também está disponível no portal oficial da Prefeitura de Campos (AQUI). O lançamento do Consulta Fácil faz parte da programação do Outubro Rosa, que está ofertando, este mês, 3.300 exames preventivos de mamografias para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

Para fazer o agendamento, a mulher deve ter em mãos a guia de encaminhamento do exame, que poder ser emitida por um médico ginecologista ou um enfermeiro em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), além de documentos pessoais e o Cartão Nacional do SUS. Ao acessar o sistema, o primeiro passo é fazer o cadastrado, que possibilitará criar uma senha que vai assegurar o agendamento.

“A nova estratégia permite o agendamento no horário e dia de disponibilidade da paciente”, explica a diretora da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, acrescentando que no aplicativo também é possível que o paciente faça o desagendamento em caso de não poder comparecer na data marcada.

Através do aplicativo será possível, ainda, a paciente atualizar seu cadastro, corrigindo ou trocando algum dado que possa estar divergente junto à rede da saúde, assegurando a comunicação de procedimentos, como consultas e outros exames. “Às vezes a pessoa troca o número de telefone ou está com algum dado incorreto no sistema que podem atrapalhar o aviso de uma consulta ou exame, daí a importância de atualizar os dados”.

Para fazer o exame de mamografia, recomenda-se marcá-lo entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação e levar o último exame realizado, caso já tenha passado pelo procedimento alguma vez. Outra orientação é a paciente estar vestida com duas peças (calça ou bermuda e camiseta) e não usem nenhum cosmético (desodorante, creme, talco e etc) nas mamas e axilas no dia do exame.

O secretário de saúde, Paulo Hirano, reforça a importância de as mulheres fazer o agendamento e também comparecer no local marcado. “É extremamente importante que possamos receber essas mulheres e possamos proceder aos exames preventivos de forma a possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama para iniciar o protocolo de tratamento e, consequentemente, aliviar o sofrimento dessa doença que tem uma incidência muito grande e, é o câncer que mais mata mulheres no mundo e no nosso país”.

O sistema para agendamento de mamografia é a segunda estratégia da atual gestão para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e buscar garantir acesso igualitário dentro do município, além de proporcionar que os bancos de dados sejam mais reais, com informações corretas e trazendo mais praticidade para o dia a dia da população. A primeira estratégia foi o agendamento do exame cipatológico ou Papanicolau, também conhecido como preventivo.

OUTUBRO ROSA – No decorrer da semana as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e o Centro de referência e Tratamento da Mulher (CRTM) estarão realizando atendimento com médico ginecologista e de enfermagem para as mulheres, inclusive emitindo encaminhamento para exame de mamografia, ultrassonografia da mama entre outros. Também no dia 14 acontece o “Dia de Conscientização Sobre o Câncer de Mama”, na Praça do Santíssimo Salvador, das 9h às 19h, com vários serviços. O objetivo da Secretaria de Saúde é ofertar 7.500 serviços para cuidar das mulheres somente no mês de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *