Onde chove sábado no Rio? Veja previsão para cada região do estado; alerta é para o Norte fluminense
Depois de uma sexta-feira com chuvas que deixaram sete mortos no Estado do Rio, quatro delas em Petrópolis, a previsão para este sábado ainda é de que a frente fria se mantenha sobre todo o território fluminense. As precipitações perdem força na capital e no restante da Região Metropolitana, mas ainda preocupam na Região Serrana, que deve seguir acumulando grandes volumes de chuva. A situação ainda deve ser mais grave, de acordo com as previsões, no Norte Fluminense e requer atenção em cidades como Macaé, Carapebus, Campos dos Goytacazes e São Fidélis. O Noroeste Fluminense também deve registrar chuva significativa. Essa projeção é feita através do modelo europeu ECMWF.
O boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) alerta que a frente fria pode estacionar sobre o estado até quarta-feira. Antes se previa que ela já deixaria o Rio no domingo. A chuva mais intensa, porém, continua a ser prevista, em muitas regiões, na madrugada deste sábado. O governo do Estado emitiu alerta de previsão de chuva “forte a muito forte” no Norte e no Noroeste fluminense.
— Essa chuva vai continuar por vários dias. Não com a mesma intensidade. Mas o perigo não cessa porque, com o solo encharcado, uma chuva não precisa ser muito forte para deflagrar um deslizamento — explica o coordenador de operações do Cemaden, o meteorologista Marcelo Seluchi.
Confira abaixo o acumulado previsto para este sábado (ao longo de todo o dia) nas regiões fluminenses:
Região Metropolitana
A chuva perde força na Região Metropolitana do Rio. Apesar de o modelo meteorológico ECMWF prever um volume pequeno na capital, o sistema Alerta Rio, da prefeitura, prevê que a cidade pode acumular 150mm em 24 horas.
- Rio de Janeiro (capital): 16,6mm
- Niterói: 15,9mm
- São Gonçalo: 14,9mm
Região Serrana
Na Serra, em que um desabamento deixou ao menos três mortos em Petrópolis, os maiores volumes devem ser registrados ainda na madrugada.
- Petrópolis: 58,3mm
- Nova Friburgo: 77,5mm
- Cachoeiras de Macacu: 75,9mm
Norte Fluminense
Nesta região, a chuva mais volumosa deve ser na madrugada (em Macaé e Carapebus) e durante a manhã, em Campos e São Fidélis. Em Campos, os maiores volumes devem ser ainda maiores na divisa com o Espírito Santo.
- Macaé: 222mm
- Carapebus: 294mm
- Campos: 113,4mm
- São Fidélis: 150,5mm
Região dos Lagos
A região, que teve um homem morto nesta sexta-feira, vítima de um raio em Arraial do Cabo, terá mais chuva no começo da madrugada.
- Cabo Frio: 38mm
- Búzios: 56,2mm
Costa Verde
Na Costa Verde, que registrou grandes volumes de chuva nesta sexta-feira, deve ter precipitações leves ao longo de todo o sábado.
- Angra dos Reis: 24,5mm
- Paraty: 21,4mm
Vale do Paraíba e Centro-Sul Fluminense
Em regiões pouco afetadas nesta sexta-feira, cidades como Volta Redonda, Vassouras e Três Rios continuam com baixo volume de chuva no sábado.
- Volta Redonda: 5,9mm
- Vassouras: 15mm
- Três Rios: 7,5mm
Noroeste Fluminense
Os maiores volumes de chuva são previstos para a manhã deste sábado.
- Itaperuna: 94,8mm
- Bom Jesus do Itabapoana: 118,8mm
Confira imagens no Instagram de Tribuna NF: https://www.instagram.com/tribunanf/
O Globo*