Obras do Programa Bairro Legal do Vivenda dos Coqueiros avançam para fase final
Estão em estágio avançado as obras do Programa Bairro Legal do Parque Vivenda dos Coqueiros, na região da Penha. Homens, máquinas e caminhões movimentam as últimas ruas do bairro fazendo a remoção da pavimentação em paralelos, seguida de escavação, remoção da terra e assentamento das manilhas em diferentes bitolas (diâmetros) para formação das galerias de drenagem pluvial (águas das chuvas) e tubulações para formar as galerias da rede coletora de esgoto.
Assim que forem concluídas as construções subterrâneas, será feita a construção da base das ruas e iniciada a fase da pavimentação e construção de calçadas. Para assegurar o escoamento das águas das chuvas, as redes de drenagem estão sendo construídas com manilhas de diâmetros que variam de 600mm a 1200mm, conforme o trecho já construído na Avenida Lourival Martins Beda, prolongamento da Avenida 28 de Março no acesso aos bairros da região da Penha.
“Trata-se de medida técnica para assegurar a fluidez de grandes volumes de água nos períodos de chuvas intensas e evitar que ocorra assoreamento no interior das manilhas. A galeria principal coleta águas das chuvas das galerias das ruas dos respectivos bairros e lança na galeria principal sob a Avenida Senador Tarcísio Miranda (prolongamento da Avenida 28 de Março) e deságua no Canal Coqueiros junto da Avenida Presidente Kennedy”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro.
REGIÃO DA PENHA
Fábio Ribeiro informa que os projetos para a execução das obras de infraestrutura e urbanização dos bairros da região da Penha foram elaborados pela Secretaria para execução pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, conforme parceria firmada pelo Prefeito Wladimir Garotinho e pelo Governador Cláudio Castro.
“No momento estão em andamento as obras de infraestrutura, que é a fase inicial das obras do Programa Bairro Legal, seguida pela segunda fase, que é a construção da base e subbase das ruas e a pavimentação. Após as ruas pavimentadas, vem a fase que podemos chamar de acabamento que é a construção das sarjetas, calçadas e arborização. Concluídas essas etapas o aspecto dos bairros já está transformado”, detalha Fábio Ribeiro.
Para a construção da galeria principal foi necessário fazer intervenções no trânsito nas Avenidas Tarcísio Miranda, Presidente Kennedy e outras vias que já foram escavadas até chegar com a construção da galeria principal no Canal Coqueiros. Foram construídas cinco Estações Elevatórias para assegurar a drenagem das águas pluviais (águas das chuvas) dos Parques Angélica, Bela Vista, Jardim das Acácias e Prado.
Secom*