Obras do Programa Bairro Legal do Vivenda dos Coqueiros avançam para fase final - Tribuna NF

Obras do Programa Bairro Legal do Vivenda dos Coqueiros avançam para fase final

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Estão em estágio avançado as obras do Programa Bairro Legal do Parque Vivenda dos Coqueiros, na região da Penha. Homens, máquinas e caminhões movimentam as últimas ruas do bairro fazendo a remoção da pavimentação em paralelos, seguida de escavação, remoção da terra e assentamento das manilhas em diferentes bitolas (diâmetros) para formação das galerias de drenagem pluvial (águas das chuvas) e tubulações para formar as galerias da rede coletora de esgoto.

Assim que forem concluídas as construções subterrâneas, será feita a construção da base das ruas e iniciada a fase da pavimentação e construção de calçadas. Para assegurar o escoamento das águas das chuvas, as redes de drenagem estão sendo construídas com manilhas de diâmetros que variam de 600mm a 1200mm, conforme o trecho já construído na Avenida Lourival Martins Beda, prolongamento da Avenida 28 de Março no acesso aos bairros da região da Penha.

“Trata-se de medida técnica para assegurar a fluidez de grandes volumes de água nos períodos de chuvas intensas e evitar que ocorra assoreamento no interior das manilhas. A galeria principal coleta águas das chuvas das galerias das ruas dos respectivos bairros e lança na galeria principal sob a Avenida Senador Tarcísio Miranda (prolongamento da Avenida 28 de Março) e deságua no Canal Coqueiros junto da Avenida Presidente Kennedy”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro.

REGIÃO DA PENHA

Fábio Ribeiro informa que os projetos para a execução das obras de infraestrutura e urbanização dos bairros da região da Penha foram elaborados pela Secretaria para execução pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, conforme parceria firmada pelo Prefeito Wladimir Garotinho e pelo Governador Cláudio Castro.

“No momento estão em andamento as obras de infraestrutura, que é a fase inicial das obras do Programa Bairro Legal, seguida pela segunda fase, que é a construção da base e subbase das ruas e a pavimentação. Após as ruas pavimentadas, vem a fase que podemos chamar de acabamento que é a construção das sarjetas, calçadas e arborização. Concluídas essas etapas o aspecto dos bairros já está transformado”, detalha Fábio Ribeiro.

Para a construção da galeria principal foi necessário fazer intervenções no trânsito nas Avenidas Tarcísio Miranda, Presidente Kennedy e outras vias que já foram escavadas até chegar com a construção da galeria principal no Canal Coqueiros. Foram construídas cinco Estações Elevatórias para assegurar a drenagem das águas pluviais (águas das chuvas) dos Parques Angélica, Bela Vista, Jardim das Acácias e Prado.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *