Novas unidades de testagem para Covd-19 começam a funcionar nesta terça-feira em Campos - Tribuna NF

Novas unidades de testagem para Covd-19 começam a funcionar nesta terça-feira em Campos

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Começam a funcionar nesta terça-feira (05) duas novas unidades de testagem para Covid-19 em Campos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as pessoas com suspeita da doença poderão fazer o agendamento online para realizar o exame em um dos cinco locais disponíveis na rede pública de saúde.

Os novos locais são o Centro de Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto, que funciona anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana (HPC), e a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Conselheiro Josino. Com a ampliação passam a ser ofertados 580 testes por dia. O agendamento para testagem é feito por meio do site oficial da Prefeitura ou pelos telefones do Telecovid, que são (22) 98179-3377, (22) 98175-1355, (22) 98168-6852 e (22) 98179-4848.

“Devido ao aumento da positividade dos diagnósticos de Covid-19 nos polos da secretaria de Saúde, optamos por aumentar a oferta de testes, criando dois novos locais para testagem. O maior deles é o Centro Pós-Covid que iniciaremos com 200 testes dias”, disse o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro. As vagas serão liberadas nesta segunda-feira (04), a partir das 9h30.

O teste é para pessoas com sintomas de Covid-19 ou que tiveram contato com alguém que foi contaminado. O exame ofertado é o antígeno (swab), que deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e 7º dia de sintomas. No dia da testagem é preciso apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS.

Além dos das duas novas unidades, o município disponibiliza testagem na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Patronato São José, Centro de Saúde de Guarus e Unidade de Saúde da Penha (UBS) da Penha.

O cenário epidemiológico de elevação dos casos confirmados da Covid-19 requer mais atenção da população para o uso de máscara em ambientes fechados, assim como a higienização das mãos e o distanciamento social. A Secretaria de Saúde também reforça a importância de as pessoas acima de 5 anos tomarem a vacina contra a Covid-19.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *