Nível do Rio Paraíba do Sul estabiliza em Campos

A Defesa Civil Municipal de Campos segue em estágio de alerta e monitorando o nível do Rio Paraíba do Sul. Na última medição às 13h15, a cota registrada é de 9,91m, que vem se mantendo estabilizada desde o início da manhã desta sexta-feira (6). Durante a madrugada, o rio chegou a 9,95m. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do 199 e (22) 98175-2512.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Edison Pessanha, ressalta que não está chovendo a montante e não há previsão de grande volume de chuva na região sudeste nos próximos cinco dias, segundo os institutos de Meteorologia. Além disso, houve diminuição de vazão na represa de Ilha dos Pombos, na cidade do Carmo -RJ. Atualmente, a vazão da represa é de 1.240m³ /s, enquanto ontem (05) chegou à vazão de 2.170 m3/s, às 6h manhã. A cota de transbordo é de 10,60 metros.

Numa medida preventiva, começou na última quinta-feira (5) a intervenção no trecho em Guarus da RJ-194, que liga Campos ao município de São Francisco de Itabapoana. A Prefeitura de Campos, através da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ) instalaram um dique com argila para evitar que a água do Rio Paraíba atravesse a rodovia e atinja o Parque Prazeres, São João e bairros próximos. A rodovia estadual fica à margem do Rio Paraíba. Em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, três famílias ficaram desalojadas, uma no Novo Jóquei, que está provisoriamente na casa de parentes. A casa desta família está passando por obras para que possa retornar. As duas outras famílias são do Parque Cidade Luz e também encontram-se em casa de parentes. A secretaria de Desenvolvimento Humano e Social acompanha a situação.

Também em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias em Campos, a Defesa Civil recebeu chamado para atendimento a alguns pontos de alagamento como no Parque São José, Lebret, Bugalho e Vila Romana. Equipes estão sendo encaminhadas a estes locais. Outro chamado de queda de árvore está sendo atendido pela equipe do órgão no Viana (localidade próxima a BR-101).

Supcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *