Nada Sobre Nós, Sem Nós abre a programação esportiva deste final de semana - Tribuna NF

Nada Sobre Nós, Sem Nós abre a programação esportiva deste final de semana

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (27), a primeira edição do Nada Sobre Nós, Sem Nós, um evento esportivo e cultural voltado para Pessoas com Deficiências (PCDs), elaborado pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME) e do Projeto Esporte Vida, em parceria com o Sesc Rio. O evento marcou o início da programação esportiva deste final de semana no “Verão de Todos Nós”, na praia do Farol de São Tomé.

Estiveram reunidas na Arena Esportiva diversas entidades que prestam o atendimento a pessoas com deficiência, como a Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), além dos assistidos do Educandário São José Operário. O presidente da FME, Luciano Viana, destacou a importância do evento. “O que nós estamos fazendo hoje é mais uma parte da nova história que vem sendo escrita pelo governo atual. Estamos dando a oportunidade e a chance de inclusão a dezenas de pessoas com deficiência. Tenho certeza de que todos os participantes retornaram para casa com um dia inesquecível na lembrança”, pontuou.

A primeira modalidade foi o golbol, praticado por atletas que possuem deficiência visual. E um dos atletas que disputou a partida exibição foi o presidente do Educandário São José Operário, Raul Ferrarez Alves, que agradeceu a oportunidade dos alunos do Educandário fazerem parte do evento. “Hoje foi uma manhã muito diferente para todos nós que viemos para o Nada Sobre Nós, Sem Nós. Mostramos que mesmo com as nossas deficiências, conseguimos sim praticar esportes, nos divertir e ter o nosso diferencial. Espero que seja o primeiro de muitos e que ainda mais pessoas possam fazer esse trabalho de inclusão e de apoio que a Prefeitura tem feito com as entidades”, destacou Raul.

O representante da Apape, Leonardo Peçanha, agradeceu o apoio que a Fundação Municipal de Esportes vem dando à associação. “Nós estamos aqui hoje não apenas para prestigiar o evento, mas também como forma de gratidão por tudo que a Fundação e o prefeito Wladimir Garotinho vêm fazendo por nós. Ficamos muito felizes com o evento, nossas crianças estão se divertindo bastante, os responsáveis também estão gostando muito” afirmou.

Mãe de uma assistida da Apoe, a dona de casa Leandra de Terra Lima, falou da felicidade de poder ver a filha correndo e brincando com os colegas nas areias do Farol. “Fiquei muito emocionada com o que vi hoje, com todo o suporte que a gente teve para chegar aqui. Minha filha está com um sorriso no rosto, que há muito tempo eu não via. Gostaria de parabenizar a Prefeitura pela iniciativa e que venham outras edições do Nada Sobre Nós, Sem Nós”, pontuou Leandra.

A programação esportiva tem sequência neste sábado (28), quando a Arena Esportiva será novamente aberta ao público para praticar atividades físicas a partir das 9h, com um aulão de funcional. Ao final da aula, entre 10h e 17h, será livre para a prática esportiva e, para fechar o sábado, a partir das 17h, terá um aulão de dança, com o professor João Luís.

Já no domingo (29), em parceria com o Sesc Rio, a Fundação Municipal de Esportes promoverá o tradicional Jogo das Estrelas de Beach Soccer, com grandes nomes da modalidade e também do futebol de campo como Benjamim, Odvan, Mauro Galvão, Athirson, Neném, Mozer, entre outros atletas, que farão uma disputa amistosa e prometem levantar o público da arena. Após a partida, haverá o torneio de beach soccer infantil, para crianças entre 13 e 15 anos.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *