Mutirão da Saúde: Cirurgias urológicas têm início em Campos - Tribuna NF

Mutirão da Saúde: Cirurgias urológicas têm início em Campos

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Mais pacientes estão sendo operados por meio dos Mutirões da Saúde, cuja finalidade é zerar as filas de regulação do Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias de cabeça e pescoço e urologia. Nesta terça-feira (23), na Santa Casa de Misericórdia de Campos, as intervenções urológicas seguem a todo vapor. A quarta etapa dos Mutirões foi lançada oficialmente pelo prefeito Wladimir Garotinho no dia 17 de agosto. Ao todo, serão realizados mais de 10 mil procedimentos, entre urologia e procedimentos cirúrgicos de cabeça e pescoço.

O prefeito Wladimir Garotinho destacou: “Iniciamos as cirurgias urológicas da quarta etapa de nosso Mutirão da Saúde. Joel Pinto Nascimento, de 67 anos, estava aguardando na fila e hoje passou pela cirurgia para desobstruir os canais urinários. Estamos trabalhando para zerar as filas e dar qualidade de vida para a nossa população”.

No total, serão realizadas 7 mil consultas e cerca de 1.000 cirurgias para 97 procedimentos, sendo as maiores demandas: Litotripsia ou Litíase renal (pedras nos rins), que pode ser a laser ou percutânea; Prostatectomia Transvesical (próstata aberta); Ressecção Transuretral de Próstata (RTUP) – tratamento minimamente invasivo para desobstrução da uretra; Nefrectomia (retirada de um dos rins); Varicocele (dilatação anormal das veias testiculares; Hidrocele (acúmulo de líquido dentro do escroto envolvendo o testículo), além de biópsias.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *