MPRJ e Polícia realizam cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra traficantes de drogas de Campos

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), realiza nesta quarta-feira (24/02), junto à Polícia Civil, operação conjunta em Campos dos Goytacazes para cumprir 17 mandados de prisão temporária e outros 20 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa voltada para a prática de tráfico de drogas nas localidades conhecidas como Sapo I e Sapo III, no bairro Novo Eldorado. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes.

De acordo com a denúncia, as investigações demonstraram a existência de uma organização muito bem estruturada, instalada sob a bandeira do grupo criminoso Amigos dos Amigos (ADA), com organização de tarefas entre seus membros e a prática dos delitos necessários para a manutenção da hegemonia da atividade criminosa nas localidades. As transcrições de conversas telefônicas entre os seus integrantes, obtidas com autorização judicial, demonstraram citações frequentes de compra de armas de fogo e granadas, representando a violência com que atuam os seus membros.

O denunciado M.S.M., e que se encontra atualmente preso, exerce a liderança da organização, contando com o apoio de familiares e de uma “rede informal de ajudantes”, moradores do bairro que auxiliam a prática do tráfico de entorpecentes na região. Entre as funções exercidas por estes moradores, que atuam em benefício do grupo criminoso pelo medo de sofrer represálias dentro das comunidades, estão o de indicar a entrada e o posicionamento de policiais no interior das localidades e facultar o uso de suas residências para que criminosos se refugiem da ação policial.

Por MPRJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *