Motoristas de Campos aderem ao novo modelo de placa aprovado pelo Denatran - Tribuna NF

Motoristas de Campos aderem ao novo modelo de placa aprovado pelo Denatran

Os novos modelos de placas de carros já são vistos circulando pelas ruas de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A mudança das antigas pelas Placas Mercosul, feita pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ainda não é obrigatória.

O Estado do Rio de Janeiro é o primeiro a começar a utilizar as novas placas, que contêm mais itens de segurança. O valor da nova é o mesmo da antiga, R$ 219,35.

“Elas vão evitar e dificultar a clonagem da placa do veículo”, explicou Marcelo Gomes, especialista em trânsito de Campos.

Segundo dados do Detran, Campos tem 230.018 veículos cadastrados, entre automóveis, motocicletas, ciclomotores, quadriciclos, ônibus, vans e caminhões.

De acordo com o Denatran, o novo modelo de placa já deve ser adotado no caso dos carros 0 km, transferência de propriedade, alteração de categoria ou ainda no caso da necessidade de substituição por danos na placa.

A nova placa traz informações sobre o modelo do veículo, data de fabricação e fornecedor. Ao consultar o sistema, policiais também poderão identificar onde a placa foi fabricada, a identificação e número de série, além do modelo do veículo, permitindo a rastreabilidade através de um aplicativo que começará a funcionar no final de setembro.

De acordo com o Denatran, dentre os motivos para implantação do novo modelo é a possibilidade do fim da combinação alfanumérica. A combinação de três letras e quatro números está próxima de terminar, já que não existirão possibilidades de novas combinações e novas sequências.

Fonte: G1/InterTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *