Moradores de Campos fazem protesto contra proposta de nova distribuição de royalties do petróleo

Moradores de Campos se manifestaram contra proposta de nova distribuição de royalties de petróleo que será votada no STF — Foto: Paulo Veiga/ Inter TV

Moradores de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, fizeram um protesto nesta sexta-feira (1º) contra a proposta de nova distribuição dos royalties de petróleo que será votada no dia 20 deste mês no Supremo Tribunal Federal (STF).

O ato aconteceu no calçadão do Centro Histórico. Durante o protesto, manifestantes falaram sobre os impactos negativos que a medida poderá ocasionar na cidade e em todo o Estado.

De acordo com um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), as cidades produtoras de petróleo perderiam receitas de cerca de R$ 30 bilhões entre 2020 e 2023.

A cidade de Campos, por exemplo, que é dependente do repasse para pagar serviços oferecidos à população, poderia entrar em colapso.

De acordo com o município, o setor da Saúde já está passando por grandes problemas, como o atraso nos repasses aos hospitais contratualizadas. Se houver a redistribuição, a situação poderá se agravar, segundo a Prefeitura.

E com menos dinheiro circulando na cidade, o município teme ainda os impactos na indústria e no comércio, que poderão ser diretamente afetados, gerando uma onda de demissões.

G1*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *