22/06/2024
Campos

Modelo de fornecimento de merenda escolar de Campos é referência

Representantes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) estão participando de reuniões on-line nesta semana, com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane). Participam dos encontros, que tiveram início segunda-feira (23), a subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rita Abreu; a subsecretária de Gestão Orçamentária e Finanças, Carla Patrão; a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Educacional, Ingrid Bazílio, e a coordenadora de Nutrição Escolar da Seduct, Suellen Balbino da Silva.

O Centro está sediado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vem apoiando a implantação de ações vinculadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Dentre as ações pactuadas está a atividade de monitoramento e assessoria técnica às prefeituras do Rio de Janeiro.

Campos foi selecionada pelo FNDE para participar desta atividade que tem como objetivo levantar informações e prestar apoio técnico para desenvolver ações de monitoramento junto ao Pnae. As representantes do Cecane, nutricionistas agentes do Pnae, Adaiana da Rocha Carvalho e Lucia França Santos, elogiaram o trabalho de Campos e disseram que o município se tornou modelo no que se refere ao processo de terceirização da merenda escolar ao separar os processos de compra e pagamento.

“Estamos muito felizes com o trabalho desenvolvido pelo município, pois, além de não ter nenhum tipo de denúncia, a equipe realizou o trabalho de terceirização de forma primorosa. Vamos realizar outras reuniões ao longo da semana nas quais trataremos de assuntos como compras, agricultura familiar e ainda a resolução Nº 6 que fala do atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE”, explicou Lucia.

Rita Abreu falou sobre os encontros: “Estamos tendo a oportunidade de tirarmos dúvidas e ficamos muito felizes ao saber que Campos é um modelo no que se refere à merenda escolar. Estaremos até esta quinta-feira (26), participando das reuniões com nossa equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, onde estamos apresentando nossos relatórios preliminares e tendo o retorno da equipe de assessoria e monitoramento, com apontamentos de ajustes quando necessário, desde os processos dos contratos, prestação de serviços à participação da Agricultura Familiar”, ressaltou Rita.

Carla Patrão falou sobre o processo de chamamento público para o fornecimento de merenda escolar no município que está em curso: “Tivemos a participação de 40 agricultores familiares de municípios como São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana e Campos, sendo esse um dos grandes passos da Seduct para garantir uma merenda de qualidade para nossos alunos. Temos, hoje, uma rede formada por cerca de 230 unidades que necessitam de uma alimentação diária”, pontuou Carla.

Segundo Suellen, as reuniões estão permitindo a troca de opiniões, ideias e experiências com outros municípios. “É muito gratificante ver que nós do setor de nutrição, juntamente com nossa subsecretaria Carla Patrão, estamos no caminho certo. Não foi fácil, ainda temos muitos desafios, mas recebemos um incentivo que estamos seguindo pelo caminho certo, e somos exemplos para outros municípios, como afirmou o Cecane”, finalizou Suellen.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *