Materiais hospitalares são descartados de forma irregular em Campos - Tribuna NF

Materiais hospitalares são descartados de forma irregular em Campos

Entre os materiais hospitalares descartados de forma irregular em Campos, RJ, estavam dezenas de seringas — Foto: Alice Sousa

Materiais hospitalares foram encontrados descartados de forma irregular neste sábado (20) em Campos dos Goytacazes.

Seringas, máscaras, acessos, próteses mamárias, entre outros, estavam na Rua Coronel Walter Kramer na esquina com Carmem Carneiro, no bairro Parque Santo Antônio, em Guarus.

O material estava vencido.

A denúncia foi feita por moradores do local que informaram que o material teria sido descartado desta sexta-feira (19) para sábado.

Além dos insumos, foram encontrados recibos de entregas dos materiais e documentos com o emblema do Hospital Ferreira Machado. Os documentos foram assinados em 2009.

Em nota, a direção do Hospital Ferreira Machado informou que não mantém estoque de insumos e medicamentos na unidade hospitalar e que os materiais utilizados nos pacientes são enviados pelo almoxarifado da Fundação Municipal de Saúde três vezes por semana.

“O HFM não faz descarte”, ressaltou a nota, acrescentando que o gerenciamento de resíduos, sejam eles medicamentos ou lixo contaminados, ocorrem através de protocolos, não sendo ele realizado pelo descarte.

Ainda de acordo com o hospital, próteses mamárias não fazem parte da lista de materiais utilizados na rede de saúde do município.

“Sendo assim, o único material que supostamente pertencia ao Hospital Ferreira Machado seriam os papéis, que também não são descartados de forma irregular”, alegou.

De acordo com a Prefeitura, medidas cabíveis serão tomadas e o material será recolhido e levado para o aterro sanitário.

G1*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *