24/06/2024
Campos

Mais de 20 mil itens de mobiliários adquiridos para as escolas municipais de Campos

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a Prefeitura de Campos adquiriu, este ano, cerca de 20.260 novos itens de mobiliário para as unidades escolares da rede municipal de ensino. Após anos de sucateamento, todas as creches e escolas estão sendo novamente aparelhadas para melhor desempenho e avanço do processo de ensino-aprendizagem. São itens como fogões, geladeiras, mesas para cadeirantes, conjuntos de mesa trapézio, armários, estantes, cadeiras, conjuntos de refeitórios, liquidificadores, máquinas de lavar, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, berços, freezeres, ventiladores, entre outros.

No que diz respeito aos parques infantis, a Seduct comprou oito tipos de brinquedos pedagógicos, totalizando cerca de 570 playgrounds, centros de atividades, escorregadores, gangorras e gira-gira. Os centros de atividades servem para identificar os diferentes formatos e cores das peças, ajudam a experimentar movimentos de acordo com as características de cada peça a descobrir novas formas de brincar e explorar conceitos como dentro e fora, em cima e embaixo, entre outras funções.

O secretário de Educação, Marcelo Feres, destacou, ainda, os laboratórios do Programa Lab Mais, implantado pelo prefeito Wladimir Garotinho. “Ao todo, são 120 kits de laboratórios de matemática e ciências; 166 Kits de robótica; e 211 conjuntos Brincar e Aprender, contendo recursos educacionais lúdicos. Já capacitamos mais de 4 mil educadores para utilizarem esses laboratórios da forma correta”, afirmou.

Segundo a subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, o Setor de Almoxarifado da Seduct já distribuiu a maior parte dos itens para as unidades escolares. “Conjuntos de carteiras para o ensino fundamental, por exemplo, adquirimos 10.300, 486 berços, quase 1.500 ventiladores, 1.000 estantes, 500 roupeiros, etc. Essas entregas acontecem paralelamente à distribuição de material de limpeza, de higiene, de merenda, de material escolar. É um trabalho diário, contínuo e cíclico”, explicou.

DEPOIMENTOS

Diretor da Escola Municipal Califórnia, em Mata da Cruz, Luiz André Arruda afirmou que o ano foi bastante positivo, após receber manutenção e novas mobílias. “Nossa escola nunca esteve tão linda, toda reformada, mobiliários novos e de qualidade, materiais pedagógicos incríveis. Antes, meus alunos comiam com o pratinho na mão no pátio, hoje eles têm refeitório com mobiliário. A gente só tem a agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho e ao nosso secretário Marcelo Feres, por estarem trazendo “o novo” para a educação de nossa cidade”, comentou.

Servidora da rede municipal de ensino há 24 anos, Patrícia de Jesus Almeida atua há 12 na gestão e responde, atualmente, pela Creche Escola Hermeny Coutinho, unidade do Jardim Aeroporto com 102 alunos. Ela agradeceu a aquisição:

“As crianças estão muito felizes, estamos todos muito satisfeitos. A gente tinha somente um pula-pula que foi comprado com dinheiro de verba do PDDE, mas não tínhamos parquinho ainda. Acredito que vão contribuir muito para o desenvolvimento das crianças; estavam sendo muito esperados. Estou muito satisfeita com a gestão do prefeito Wladimir e com o secretário Marcelo, pois nunca tivemos tanta coisa. Posso falar de ‘cadeira’ pois estou há bastante tempo na rede. Temos material com fartura, inclusive fraldas, material de limpeza, etc. Estou muito feliz mesmo, só tenho a agradecer a eles. Conheço bem nossa realidade, pois já passei por várias escolas e creches”, assegurou Patrícia.

Kelly Soares, há 10 anos na gestão da Creche Escola Municipal João Siqueira dos Santos, na Tapera, falou do entusiasmo da comunidade escolar. “Estamos muito felizes de poder vivenciar esse novo momento da educação. As dificuldades existem e a gente sabe disso, mas em meio a essas dificuldades, as coisas estão acontecendo, deixando de ser sonho e se tornando realidade. Recebemos um playground lindo, ar condicionado, ventiladores, é bom demais garantir todo conforto para nossos pequenos. O melhor de tudo é saber que todas as unidades vão receber, é para a rede inteira, não vai ter exclusividade. O trabalho está acontecendo, as ações estão saindo das palavras e indo para as realizações, se concretizando. Muito bom vivenciar isso, estou feliz demais como professora e gestora dessa unidade. Só temos a agradecer esse renovo que está acontecendo e reafirmar como o secretário Marcelo: A educação ilumina vidas”, afirmou.

Fonte: Secom

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *