Luta por direitos ou ato político: o que gerou a manifestação em frente à Prefeitura de Campos nesta quinta?
Com um número reduzido de participantes e uma “estranha” adesão de estudantes da rede estadual, uma manifestação liderada pela presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos de Campos (Siprosep), a pré-candidata a vereadora pelo PT, Elaine Leão, aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), em frente à sede da Prefeitura de Campos.
A pauta inicial, anunciada após reunião com representantes da Secretaria de Administração, no início do mês, era de assuntos ligados ao funcionalismo, mas, curiosamente, foi substituída pelo passe livre de estudantes. A ação acontece poucos dias após o prefeito Wladimir Garotinho anunciar parceria com o Governo Federal para renovação de 100% da frota de transporte público no município, que vai beneficiar não apenas os estudantes da rede pública de ensino, mas toda a população de Campos.
Mesmo alegando interesse da categoria e reforçando a tese de possível ação política, os manifestantes não teriam aguardado o representante do governo, que sempre atende as reivindicações de populares em frente à sede do executivo.
Durante o manifesto, um ponto curioso dividiu opiniões nas redes sociais, quando uma “manifestante”, no uso do microfone, disse: “Não sou daqui, mas sou filha de servidora e tenho lugar de fala. O servidor maltrata da criança ao adulto”. Ao ser interrompida por um representante do Siprosep, ela se desculpou e “corrigiu”, incluindo o prefeito na fala.
No último dia 8, o prefeito Wladimir Garotinho esteve em Brasília, quando o governo federal anunciou cerca de R$ 540 milhões, para aquisição de “ônibus verdes”, entre elétricos e a diesel.