Ipec no RJ: Cláudio Castro tem 38% e Marcelo Freixo, 25% - Tribuna NF

Ipec no RJ: Cláudio Castro tem 38% e Marcelo Freixo, 25%

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O governador Cláudio Castro (PL) lidera a disputa para o governo do Rio com 38% das intenções de votos, aponta pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira, e está 13 pontos à frente de Marcelo Freixo (PSB), que tem 25% da preferência dos eleitores. Os números apontam para uma tendência de um segundo turno entre os dois candidatos.

Na última pesquisa, a distância entre Castro e Freixo era de 10 pontos. O candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha 37% dos votos, contra 27% do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o governo do Rio.

Na terceira colocação, aparece Rodrigo Neves, do PDT, com 7% dos votos. O pedetista oscilou 1 ponto para cima em relação ao último levantamento. Outros 11% dizem que irão votar em branco ou nulo e 9% dizem que ainda estão indecisos.

A pesquisa aponta também que Cyro Garcia (PSTU) se manteve com 3% dos votos. Juliete Pantoja (UP), Paulo Ganime (Partido Novo) e Wilson Witzel (PMB) continuam com os 2% do último levantamento. Já Eduardo Serra (PCB) manteve 1%.

A pesquisa Ipec foi contratada pela “TV Globo” e ouviu 2000 eleitores no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 27 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado sob o número RJ-00773/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

A pesquisa espontânea indica que a menos de uma semana para o pleito 39% dos entrevistados não sabem em quem votar, quando não são apresentados à lista de candidatos. Nesse modo de pesquisa, Castro tem 26%, e Freixo marca 14%.

O Ipec avaliou ainda qual seria o resultado de um eventual segundo turno disputado entre Castro e Freixo pelo governo estadual. Segundo o instituto, Castro permanece à frente, com 44% dos votos, contra 34% de Freixo. Na pesquisa anterior, o placar era 45% a 35%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *