Inauguração de monumento, missa e hasteamento de bandeiras marcam os 29 anos de SFI - Tribuna NF

Inauguração de monumento, missa e hasteamento de bandeiras marcam os 29 anos de SFI

As comemorações dos 29 anos de emancipação político-administrativa de São Francisco de Itabapoana (SFI) foram realizadas na última quinta-feira (18), feriado municipal, e contou com diversas atividades. A prefeita Francimara Barbosa Lemos e o vice-prefeito Raliston Souza participaram dos eventos, acompanhados de secretários, vereadores e assessores, como também da população.

A programação começou na Igreja Matriz de São Francisco de Paula, que é padroeiro do município. A missa foi presidida pelo vigário forâneo, padre Alexandro Matos, representante do bispo diocesano Dom Roberto Francisco.

— Hoje é um dia de gratidão a todos que contribuíram para o crescimento da nossa cidade. Que através da intercessão de nosso padroeiro, Deus continue nos abençoando — afirmou o sacerdote.

Concelebrante, o padre Luciano Gomes, que é pároco da Paróquia São Francisco de Paula, pontuou que o atual “governo caracteriza-se por ser um governo de paz”. Ele citou crescimentos nas áreas da Saúde e Educação, além de ressaltar e agradecer o apoio da prefeitura ao turismo religioso e preservação das tradições.

— A igreja estará sempre disposta para unir forças com o poder público para levar a ordem, justiça e paz ao povo são franciscano, que é trabalhador e tão acolhedor e amável com aqueles que nos visitam — disse.

Convidada pelo padre Luciano, a prefeita Francimara falou aos fieis presentes. Ela reiterou a honra e a felicidade em ser a primeira mulher eleita e reeleita para comandar o Executivo municipal.

— Com muito trabalho e fé em Deus, lutei, luto e continuarei lutando pelo desenvolvimento de nossa cidade — garantiu.

Após a celebração, as atividades prosseguiram na Praça dos Três Poderes com hasteamento das bandeiras do município, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, ao som do hino nacional executado pela fanfarra da Escola Municipal Décio Machado, de Barra do Itabapoana. O hino municipal também foi entoado.

As comemorações foram encerradas com a inauguração do monumento em homenagem às famílias são franciscanas e ao agronegócio. As estátuas, instaladas no portal da cidade, destacam os trabalhadores do campo e produtos cultivados no município, como abacaxi, aipim e cana de açúcar.

Pronunciamentos — No pátio da prefeitura, as falas foram iniciadas pelo pastor Mário Alves, da Igreja Batista em Ponto de Cacimbas, e pelo padre Luciano Gomes. Além de conduzirem orações, ambos destacaram o quão são felizes por morarem e estarem em missão em SFI.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal, vereador Isaac Salvador, citou a transformação registrada nos últimos anos, o que, segundo ele, é visível para todos.

— Assim que a prefeita Francimara assumiu, ela garantiu que transformaria nossa cidade e é notório o que foi feito. Com muito orgulho e honra, o poder legislativo atua em conjunto para proporcionar o melhor para nossa gente — finalizou.

Para o vice-prefeito Raliston, a atual gestão propiciou visibilidade às potencialidades municipais, sobretudo, em setores importantes para a economia como turismo e agricultura. Ao citar compromissos e busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal, ele citou a luta pelo avanço.

— Sou apaixonado por nossa cidade e tenho orgulho de batalhar por cada munícipe. Parabéns a cada morador, que é responsável pela linda história construída ao longo desses anos — disse.

Já a prefeita Francimara agradeceu a dedicação de cada funcionário público, ao pontuar que não governa sozinha e “todos nós dependemos uns dos outros”.

— O bem sempre vence mal. Ao longo dos anos, sofri muitos ataques, mas superamos e estamos aqui com muitas realizações. Podem ter certeza que muitas coisas boas ainda virão, sempre governando com humildade e empatia e com meu coração voltado para nosso povo — concluiu.

Homenagem — O primeiro prefeito de SFI, José Antônio Barbosa Lemos, foi homenageado pela prefeita Francimara com uma placa, em que agradece pelo empenho pela aprovação da lei estadual nº 2.379, responsável por estabelecer a emancipação.

Ao lembrar de suas origens na localidade de Nova Belém, Barbosa Lemos relatou que emancipar o território são franciscano foi vontade do povo. Ao agradecer a homenagem, ele afirmou que “o município não pode parar de crescer, tal como acontece na gestão de Francimara”.

Todos os ex-prefeitos foram convidados para a solenidade. Frederico Barbosa Lemos e Carlos Alberto Azevedo estavam presentes.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *