18/07/2024
Campos

IMTT prevê novos semáforos inteligentes em mais 20 cruzamentos até o final do mês

Começou a funcionar, nesta sexta-feira (02), os primeiros semáforos inteligentes, com capacidade de, em tempo real e automaticamente, controlar o fluxo de veículos para evitar retenções no trânsito. O prefeito Wladimir Garotinho acionou o sistema que funcionará em 58 cruzamentos da cidade e que objetiva garantir aos campistas melhores condições de mobilidade e mais segurança no trânsito. Somente hoje, no cruzamento da Avenida 28 de Março com a José Alves de Azevedo, antiga Beira Valão, foram instalados 23 semáforos inteligentes, sendo nove principais e um auxiliar para motoristas; quatro para ciclistas e nove para pedestres. Conforme o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, o trabalho de substituição dos antigos sinais verticais de trânsito prosseguem, prioritariamente à noite, com previsão de conclusão até setembro e mais 20 cruzamentos com os equipamentos de ponta ainda este mês.

O presidente do IMTT detalha o novo parque semafórico, um investimento de R$ 16 milhões da Prefeitura de Campos em tecnologia de trânsito. “Assim que novos semáforos inteligentes forem sendo acionados, na sequência, vamos remover os antigos, preferencialmente à noite. Os sinais inteligentes vão contribuir para a diminuição de retenções do tráfego, porque vai ter a contagem do fluxo, a quantidade de veículos na via e, ao mesmo tempo, como são interligados, não vão gerar outros núcleos de retenção. E além do motorista, a atenção também é com o ciclista e o pedestre, então os semáforos estão sincronizados para que todos os atores da via tenham segurança e o trânsito maior fluidez”.

O IMTT passa a abrigar uma central de controle para monitoramento, com painéis mostrando, em tempo real, onde está a maior mancha de fluxo e outras informações sobre o trânsito. A central vai agilizar os serviços de reparos e manutenção dos sinais, pois será informada automaticamente, pelo próprio sistema, a ocorrência de problemas ou falhas nos semáforos. “A gente vai ter resposta online, tanto no computador como no celular, sinalizando ao IMTT qual é o problema, se é uma intercorrência de falta luz, se é um rompimento de cabo, se é um fusível queimado. Então, o tempo de resposta vai ser muito menor”.

Godá conta que, ainda este mês, outros cruzamentos já vão contar com semáforos inteligentes. “Até o final deste mês, a cidade terá os semáforos inteligentes funcionando em cerca de 20 cruzamentos e, no início de setembro, as 58 intercessões licitadas e contratadas completadas, com o todo o novo parque semafórico já instalado na cidade. Há todo um trabalho para a instalação desses equipamentos, como a base para a coluna, o cabeamento, com a substituição dos cabos existentes, já bastante deteriorados, a remoção do semáforo que foi substituído. Então, temos um prazo de cinco a sete dias para curar o material que está sendo afixado, colocar o braço e fazer a programação para que não haja nenhum problema quando formos abrir o fluxo do semáforo novo”, concluiu o presidente do IMTT.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *