19/07/2024
Região

I Encontro Nacional de Gestores de Cultura: SFI presenteia ministra Margareth Menezes

São Francisco de Itabapoana (SFI) foi representado pelo secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, no I Encontro Nacional de Gestores de Cultura (ENGCult). O evento foi realizado nesta segunda (14) e terça-feira (15) no teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, e contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Para Robson, foi uma oportunidade de “participar de um significativo intercâmbio cultural, junto com vários entusiastas e figuras relevantes do setor”. Segundo ele, foi “um marco para o fortalecimento, a valorização e a abertura de diálogo”.

— Na ocasião, entreguei um quadro do artista plástico são franciscano Uellington Soares à ministra da Cultura, intitulado “Trabalhador Rural: Rancador de Mandioca”, elevando, assim, esta parcela da nossa cultura à relevância nacional. Isso evidencia o destaque e incentivo dado à área cultural pela prefeita Francimara Barbosa Lemos — relatou o secretário, que estava acompanhado de integrantes do Departamento de Cultura (Depac).

O secretário de Cultura do Espírito Santo e anfitrião do evento, Fabrício Noronha, também recebeu uma obra. A entrega aconteceu durante a Conferência Estadual de Cultura do Espírito Santo, realizada em paralelo ao ENGCult. A tela é intitulada “Barracão de Gargaú” e retrata o período em que o espaço funciona como entreposto da região. Atualmente, o local é um equipamento cultural do município.

Entre as autoridades presentes, estavam ainda a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. De acordo com a organização do evento, cerca de mil inscritos de todos os estados brasileiros se inscreveram para participar de palestras, minicursos, debates e encontros temáticos.

Santana destacou a necessidade “da articulação em rede para o avanço das pautas”. Ele também mencionou as conquistas para a área cultural desde a implementação da Lei Aldir Blanc, da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional de Fomento Cultural Aldir Blanc e a recriação do Ministério da Cultura (MinC).

O I ENGCult foi realizado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, com a parceria da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), Unesco no Brasil, Fundação Itaú e Itaú Cultural, Instituto Cultural Vale e MinC e OEI, além de apoio da UFES e TV Educativa do Espírito Santo (TVE-ES).

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *