HGG: Construção do novo pronto socorro está em fase final de acabamento

As obras de reforma e ampliação do Hospital Geral de Guarus (HGG) seguem avançando. A construção do novo pronto socorro (setor de emergência) está em fase final de acabamento, com 95% dos trabalhos concluídos, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. “No momento, estão sendo executados a instalação das luminárias, bate maca (sistema de proteção para as paredes), réguas de gases, lavatórios e ajustes finais na rede elétrica”, explicou o diretor de Obras e Infraestrutura, José Fernando Guedes Moço.

As obras foram divididas em duas etapas e contam com um investimento total de R$ 40 milhões. Somente na primeira etapa, estão sendo investidos R$ 16,239 milhões. A previsão é a de que o novo HGG fique pronto em 2 anos.

A reforma do hospital teve início em 29 de novembro do ano passado, com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, do vice-prefeito Frederico Paes, e do governador do Rio, Cláudio Castro, que assinaram a ordem de serviço para o início dos trabalhos.

José Fernando disse que o setor de emergência faz parte da primeira etapa da obra, totalizando uma área de aproximadamente 1700 m². “Nesse setor teremos atendimento adulto e pediátrico, com classificação de risco, salas de espera e de urgência, consultórios, salas de isolamento, observação, reidratação, curativos, sala de emergência, com observação amarela e observação vermelha, sanitários, vestiários, setor administrativo e de serviços”, explicou ele, ressaltando que o novo pronto socorro terá, ao todo, 41 leitos de observação e 17 leitos de reidratação.

Já a segunda etapa, de acordo com José Fernando, consta da execução da cobertura metálica sobre todo o prédio do hospital, que é de aproximadamente 10.000 m². “É uma estrutura robusta, onde estão sendo colocadas telhas metálicas. Cerca de 70% do serviço já foi concluído”, acrescentou.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, disse que as múltiplas ações na área da saúde só têm acontecido porque existe uma determinação do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes para que o município possa avançar.

“Vamos avançar ainda mais e cumprir com nossa missão maior que é a de cuidar das pessoas”, afirmou o secretário, ressaltando que, com a implantação da Rede Campos de Saúde Pública pela Prefeitura, em dezembro do ano passado, o HGG receberá reforço para continuar prestando um bom atendimento, agora todo remodelado, com nova estrutura física e equipamentos.

O superintendente do HGG, Vitor Mussi, afirmou estar ansioso pela inauguração da primeira etapa da obra. “Com essa nova estrutura, os pacientes serão acolhidos com mais conforto e de forma digna, assim como nossos funcionários. Estamos aguardando a chegada dos novos equipamentos, já solicitados pelo prefeito Wladimir”, disse ele.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.