Hemocentro de Campos precisa de doações de todos os tipos sanguíneos - Tribuna NF

Hemocentro de Campos precisa de doações de todos os tipos sanguíneos

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), necessita com urgência da doação de todos os tipos de sangue. Com o estoque baixo, segundo a diretora do órgão, Sandra Chalhub, está sendo possível atender apenas às urgências e emergências. “Precisamos, mais uma vez, da ajuda dos doadores”, afirmou a médica hematologista.

A assistente social do Hemocentro, Rosângela Soares, lembra que o órgão segue com o serviço de agendamento online para doação de sangue. O agendamento pode ser feito através do link (AQUI) no site oficial da Prefeitura. Até às 15h desta quarta-feira (20), haviam mais de 300 vagas disponíveis.

Das 7h às 18h, o atendimento no Hemocentro continua por livre demanda. Já as pessoas que optam pelo agendamento são atendidas das 13h às 17h. “Quem chegar na parte da tarde, mesmo sem ter feito o agendamento através do site, não deixará de ser atendido”, acrescentou Sandra Chalhub. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, além de sábado, domingo e feriados, das 7h às 18h.

Já Rosângela chama a atenção para algumas recomendações que a pessoa deve seguir antes da doação. Uma delas é evitar alimentos gordurosos como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. A mesma orientação vale para quem vai doar no período da tarde.

“O doador não pode estar em jejum, porém deve evitar alimentos gordurosos. Se às 8h da manhã, por exemplo, a pessoa tomou um copo de leite, ele só poderá doar três horas depois, bastando apenas apresentar um documento de identificação com foto”, afirmou a assistente social, lembrando também que, para o procedimento dar certo, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 60 anos de idade, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos) e pesar mais de 50 quilos. O menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *