17/06/2024
Região

Guarda Ambiental de SFI controla queimada em Área de Preservação Permanente

São Francisco de Itabapoana (SFI) registrou mais uma queimada, nessa quinta-feira (22). Desta vez, guardas ambientais levaram cerca de uma hora para controlar as chamas que degradavam uma Área de Preservação Permanente (APP), nas proximidades do Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo, em Santa Clara.

De acordo com a Guarda Ambiental (GAM), durante a ação foram usados abafadores para evitar que os danos ao meio ambiente e à saúde humana fossem maiores. Os agentes também encontraram muito lixo no local.

— O local degradado pela queimada é próximo a um curso d’água e é habitat natural de animais, o que são agravantes à essa prática criminosa. Caso o responsável seja localizado, poderá responder por crime ambiental, previsto no artigo 41 da lei nº 9.605. A pena varia de dois a quatro anos de prisão e multa — destacou o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito.

Moradores devem denunciar e avisar o poder público sobre a ocorrência de queimadas através do telefone da GAM: (22) 9.98925175, que funciona 24h por dia.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *