GNA abre 448 vagas em seis cursos gratuitos profissionalizantes em SJB - Tribuna NF

GNA abre 448 vagas em seis cursos gratuitos profissionalizantes em SJB

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Prefeitura de São João da Barra mais uma vez é parceira da GNA (Gás Natural Açu) no Programa de Qualificação Profissional, com o intuito de preparar a população sanjoanense para oportunidades na região. No total, serão oferecidas 448 vagas em seis cursos gratuitos profissionalizantes. As inscrições presenciais começam no dia 12 de setembro e vão até 16 de setembro, das 9h às 17h, nos locais onde serão realizados os cursos, mas podem terminar antes, se for alcançado o limite de vagas. No próximo dia 8, às 19h, a GNA e seus parceiros – Prefeitura de São João da Barra, Firjan Senai e IFF SJB – farão uma apresentação sobre o programa no Youtube da GNA.

A participação no programa não é garantia de emprego. Porém, a empresa está construindo no Porto do Açu o maior parque de geração de energia a gás natural da América Latina e pode aproveitar parte dos participantes dos cursos de qualificação para atuar como profissionais para a construção da UTE GNA II, que será a maior e mais eficiente usina a gás natural do Brasil.

Os cursos são de Eletricista de Força e Controle, Eletricista de Obras, Controle e Eletricista Industrial, Montador de Andaimes, Operação de Amarração, Sinalização e Movimentação de Cargas e Solda Eletrodo Revestido. As aulas serão ministradas pela Firjan Senai e pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), campus São João da Barra.

Com objetivo de dar oportunidades a todos os moradores de São João da Barra, os cursos serão oferecidos de forma descentralizada e acontecerão em cinco localidades do município: Sabonete (na Subprefeitura), Açu (E. M. Chrisanto Henrique de Souza), Grussaí (E. M. Amaro de Souza Paes), Barcelos (E. M. Elysio de Magalhães) e Mato Escuro (Centro Municipal de Educação Avançada – CMEA) — em dois turnos: tarde e noite. As inscrições acontecerão nos mesmos locais onde serão ministradas as aulas.

Em Grussaí e Barcelos, o IFF vai ministrar os cursos de Eletricista de Força e Controle (75 vagas) e Eletricista Industrial (75). Nos dois casos, o pré-requisito é o 9º ano de escolaridade. Já pelo Senai, o curso será de Montador de Andaime (100 vagas), no Açu e Mato Escuro, com requisito de 5º ano, além do curso de Operação de Amarração, Sinalização e Movimentação de Cargas (100 vagas), tendo como requisito o 6º ano. Ainda no Açu, são 50 vagas para Eletricista de Obras. Em Sabonete, também pelo Senai, o curso é de Solda Eletrodo Revestido (48) vagas.

Diversidade — Seguindo o compromisso de contribuir com a diversidade de gênero, 25% das vagas do II Programa de Qualificação Profissional da GNA serão destinadas, preferencialmente, às mulheres. Todas as pessoas com mais de 18 anos são elegíveis a se candidatar aos cursos, observados alguns pré-requisitos.

Sucesso — Na primeira edição do Programa, realizada entre 2018 e 2019, 330 alunos se formaram no programa, dos quais cerca de 70%, incluindo 100% da turma feminina de soldas, foram, mediante necessidade das diversas fases da construção, contratados para trabalhar na construção da UTE GNA I, primeira usina da GNA que entrou em operação em setembro de 2021.

Todas as informações sobre o Programa de Qualificação Profissional podem ser encontradas no site da GNA (aqui).

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *