17/06/2024
Campos

Gestão eficiente e parceria com o Estado transforma Campos em canteiro de obras

A administração municipal está com as finanças em dia e fecha o ano marcado pelos investimentos públicos que transformaram a cidade num canteiro de obras. Foram realizadas obras importantes como reestruturação do prédio do Restaurante Popular, reestruturação e reabertura de Unidades de Saúde e de escolas, conclusão das obras do Novo Shopping Popular Michel Haddad, reconstrução de estradas e muitas outras. Foram mais de 500 obras realizadas em 2022 e outras estão em andamento.

No momento, dezenas estão em licitação e em fase de contrato, como para construção de 19 pontes, UBSs e Vilas Olímpicas na cidade e interior, como no bairro do Jóquei Clube e no distrito de Dores de Macabu. Dentre outros investimentos, destacam-se, por exemplo, a construção da nova Emergência do Hospital Geral de Guarus (HGG), recuperação das vias na cidade e no interior, reestruturação viária que foi iniciada com a remoção do asfalto antigo e construção de asfalto novo em 17 ruas da área central, que viabilizou o Projeto Norte Sul, que resultou na otimização do trânsito na área central da cidade.

Na sequência da execução do Plano de Mobilidade, a parceria firmada com o Governo do Estado, possibilita desde novembro obras do Projeto Asfalto Novo, que retira o antigo, corrige as redes do saneamento e constrói nova camada de asfalto em ruas em diferentes bairros a na área central.

A primeira obra realizada na gestão Wladimir Garotinho foi a reestruturação do prédio do antigo Restaurante Popular, desativado na gestão anterior e que serve 1.500 refeições/dia no e que funciona na parceria firmada com o Projeto Restaurante do Povo, assinado entre o Prefeito e o Governador Cláudio Castro.

NO INTERIOR MAIS DE 600 KM DE ESTRADAS FORAM RECUPERADAS

As parcerias com entidades do setor produtivo e, principalmente, com o Governo do Estado, têm transformado a realidade de vários bairros da cidade com obras de saneamento básico e urbanização, que compreendem a construção de redes pluviais (para coleta das aguas das chuvas), pavimentação de ruas e construção de calçadas dos distritos e do interior, onde a maior concentração dos investimentos foram focados na recuperação de mais de 600km de estradas e, ainda, recuperação de escolas e Unidades Básicas de Saúde e Unidades Pré-Hospitalares, como ocorreu na UBS da Pecuária e na UPH de Ururaí e Travessão de Campos.

PROGRAMA BAIRRO LEGAL MUDA ASPECTO DOS BAIRROS EM GUARUS E NA MARGEM DIREITA DO PARAÍBA DO SUL

Em 2022 as obras do Programa Bairro Legal já mudaram o aspecto de vários bairros, a exemplo do bairro Porto Seguro, que teve as ruas escavadas para receber a construção de galerias de drenagem pluvial (águas das chuvas) caixas de drenagens, e base e sub base, pavimentação ecológica em paralelos e intertravados que permite a permeabilização das águas das chuvas e no período das estiagens e calor intenso o processo da evapotranspiração proporciona arrefecimento da temperatura, com a consequente melhoria da qualidade do ar.

Um esforço concentrado é realizado na atual gestão para a realização de obras por atacado por meio do Programa Bairro Legal. O Programa compreende na execução simultânea dos projetos de saneamento básico e urbanismo e implica na escavação das ruas para construção das redes de galerias de coleta de águas pluviais (águas das chuvas), rede de água potável e rede de coleta de esgoto, bem como construção de base e sub base nas ruas e em seguida pavimentação e construção de calçadas.

Também foram contemplados com obras do Programa Bairro Legal o Parque Nova Cidade Luz, o Parque Esplanada e o Parque Julião Nogueira que recebem a construção de pavimentação das ruas e construção de calçadas. No Parque Esplanada e Julião Nogueira as obras do Bairro Legal que ficaram paralisadas na gestão anterior foram retomadas e a maior parte das ruas do bairro mudaram de aspecto com a nova pavimentação e construção de calçadas.

Graças à parceria com o Governo do Estado estão em andamento as obras do Programa Bairro Legal do populoso Parque Saraiva, no distrito de Goitacazes. São mais de 30 ruas que tiveram as obras retomadas para construção das redes de saneamento (coleta de esgoto e drenagem pluvial) que compreendeu na construção de escoamento para o Canal de Tocos e prossegue com a construção das redes de galerias, pavimentação das vias e construção de calçadas.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *