Geração de energia sustentável é tema de reunião entre Prefeitura e Porto do Açu - Tribuna NF

Geração de energia sustentável é tema de reunião entre Prefeitura e Porto do Açu

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O prefeito Wladimir Garotinho recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (13), o diretor de administração portuária do Porto do Açu, Vinícius Patel, que apresentou um projeto de industrialização de baixo carbono a partir de energias renováveis.

Durante a reunião, foi colocado em pauta o potencial energético do município, seja em relação à energia eólica, biomassa e solar, e o que o desenvolvimento dessas energias sustentáveis pode trazer de benefício para a cidade e região.

“Estamos trabalhando para fazer de Campos uma das principais produtoras deste tipo de energia no Estado do Rio de Janeiro”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.

Para o secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, a demanda por energia sustentável hoje no Brasil é muito grande. “A energia é essencial para qualquer desenvolvimento e crescimento econômico, o país hoje urge nessa questão energética, visando cada vez mais aumentar a faixa da matriz de energia limpa. O petróleo vai continuar tendo a sua importância em nossa região, mas a energia limpa tende a crescer cada vez mais, já que temos um grande potencial para sermos a capital da energia sustentável, assim como a do petróleo, uma vez que temos a energia solar, um potencial eólico muito grande e uma biomassa rica, usada neste projeto de energia apresentada hoje”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mauro Silva, o projeto apresentado pode trazer avanços na economia do município e na região. “A reunião foi muito produtiva. O Porto do Açu, além de regional, é um dos principais indutores do desenvolvimento, nacional e da América Latina. A tendência de ser referência em energia limpa vai mudar completamente a economia do Norte Fluminense”.

O diretor de administração portuária do Porto do Açu, Vinícius Patel também faz coro com o secretariado municipal, considerando a reunião produtiva.

“Tivemos a oportunidade de estar com o prefeito Wladimir e seu secretariado, apresentando mais uma etapa de desenvolvimento do Porto do Açu, que foca na industrialização de baixo carbono a partir das energias renováveis que temos na região. O porto faz parte da região, a logística está concentrada em São João da Barra, mas é fruto do entorno, então estaremos sempre desenvolvendo a nossa estratégia de forma regional. A reunião foi positiva, conseguimos entender mais claramente a ótica da administração municipal. Vamos somar esforços para caminharmos a passos largos para o desenvolvimento da região, a fim de gerar uma plataforma mais eficiente para a geração de energia”.

Além de representantes do porto do Açu, estiveram ainda na reunião, subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPPS, Felipe Knust, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, e o secretário de Comunicação Social, Sérgio Cunha, o chefe de Gabinete, Thiago Ferrugem.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *