20/07/2024
Campos

Fundação Municipal de Saúde de Campos sela acordo com instituições para oferta de 2 mil vagas de estágio

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fechou acordo de Cooperação Técnica com instituições de ensino para concessão de estágios curriculares e extracurriculares nas unidades de saúde. O termo foi assinado durante cerimônia que foi conduzida pelo prefeito Wladimir Garotinho, nesta segunda-feira (24). O objetivo é oferecer cerca de 2 mil vagas de estágio entre as áreas de medicina, fisioterapia, nutrição, enfermagem, serviço social, psicologia, farmácia, análises clínicas, técnico em enfermagem e técnico em radiologia, instrumentação cirúrgica, odontologia e buco-maxilo e fonoaudiologia.

As vagas seguem corretamente os critérios da lei dos estágios, de acordo com o decreto municipal, e buscam contribuir com a formação de alunos do CEFOP, Censupeg (São Fidélis), ISECENSA, IFF, Instituto Politécnico de Ensino/IPE, Estácio de Sá, FAETEC, Fundação Benedito Pereira Nunes (Medicina e Farmácia), Montese (São Fidélis), REDENTOR, SENAC-RIO, UFF, Uniflu, Universo, BR Técnico e Ensin-E (Juiz de Fora).

Wladimir ressaltou que este acordo é um dos maiores programas de estágio da cidade e que a reestruturação da rede de urgência e emergência foi fundamental para acolher os novos estagiários. “A prefeitura é uma geradora de oportunidades, de conhecimento, de desenvolvimento, e ter as universidades e os alunos como parceiros é um privilégio. Os alunos serão bem acolhidos e terão o ambiente necessário para poder se desenvolver, para poder aprender. Hoje as equipes estão muito bem afinadas, estão todos comprometidos em fazer dar certo, em atender a população da melhor forma”, comemorou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, pontuou avanços conquistados ao longo desses primeiros anos de governo. “Eu tinha vergonha do atendimento, do corredor lotado e aquilo também desmotivava a equipe. Reestruturamos as unidades, criamos um padrão de atendimento e hoje estarmos aqui assinando esse acordo mostra que avançamos muito. Estamos preparados para atender a população da melhor forma e também de contribuir na formação de novos profissionais”, destacou.

Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira falou da importância do estágio para os alunos e da responsabilidade socioeducacional da FMS. “O estágio é uma oportunidade sem igual. Eu descobri no meu estágio que eu tinha chance de ser professor. O estágio faz essa mágica de trazer o estagiário para a realidade da profissão e fico ainda mais feliz dos nossos hospitais públicos serem o piloto neste processo”, celebrou.

Divulgação dos editais – De acordo com a assessora de Estágios da Fundação Municipal de Saúde, Mary Mothé, o primeiro edital está previsto para junho e o segundo para novembro. O planejamento do programa de estágio inclui a divulgação de dois editais por ano. As oportunidades em 2023 contam com a novidade dos estágios extracurriculares, para alunos que já cumpriram 50% ou mais de sua grade teórica

Unidades da Fundação Municipal de Saúde – A Fundação Municipal de Saúde administra 10 unidades de saúde do município: Hospital Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus, Hospital São José, Clínica da Criança, Hemocentro Regional de Campos, além das Unidades Pré-Hospitalares da Saldanha Marinho, de Ururaí, Travessão, Santo Eduardo e Farol de São Tomé.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *