Funcionários do Detran-RJ decidem manter greve
Funcionários do Detran-RJ decidiram manter a greve iniciada no dia 13 deste mês. A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta segunda-feira (22).
Os trabalhadores reclamam das más condições de trabalho, falta de estrutura nos postos, ausência de investimentos e também das constantes trocas de diretoria.
Na segunda, eles fizeram uma manifestação em frente à sede do departamento, na Avenida Presidente Vargas, Centro.
Cerca de três mil servidores concursados do Detran-RJ estão em greve desde o dia 13 por melhores condições de trabalho.
Apesar da paralisação, parte dos serviços prestados nos postos continua funcionando, já que funcionários comissionados e terceirizados seguem trabalhando e atendendo a população.
Os serviços de identificação civil, por exemplo, funcionam normalmente nos 34 postos, emitindo tanto a 1ª como a 2ª via de identidade.
Todos os postos também fazem o serviço de agendamento de carteira de habilitação, mas as provas teóricas ocorrem apenas nos postos de Jacarepaguá e Macaé e no Poupa Tempo de Duque de Caxias. A prova prática está suspensa.
O registro de veículos continua em todos os postos do Detran-RJ.
Confira abaixo alguns serviços que estão funcionando:
- Identificação civil
- Emissão de 1ª e 2ª via
- Retirada de identidade
- Renovação de identidade
- Carteira de identidade social
- Comunicação de extravio, roubo ou furto
- Certidão de identificação civil
- Habilitação
- Retirada de habilitação
- Renovação de carteira
- Segunda via da carteira
- Adição e mudança de categoria
- Alteração de dados
- Curso de reciclagem
- Permissão internacional para dirigir
- Carteira para atividade remunerada
- Renovação para pessoas com deficiência
- Troca de permissão para habilitação
- Registro de Veículos
- Alteração de característica
- Comunicação de venda
- Devolução de taxa
- Gravação e troca de motor
- Licenciamento anual
- Primeira licença de veículo importado
- Primeira licença de veículo nacional
- Segunda via do CRV ou CRLV
- Transformação de combustível
- Troca de município
- Troca de placas (padrão Mercosul)
A Diretoria de Registro de Veículos também mantém todos os postos abertos, mas com redução no atendimento de serviços que dependem de vistoria, como transferência de propriedade, transferências de município e de jurisdição.
