Frente fria traz alerta de chuva para o RJ no fim de semana

A passagem de uma frente fria irá promover a ocorrência de chuva sobre o estado do Rio no final de semana e no início da próxima semana.

Este será o último final de semana do inverno 2020. A primavera começa na terça (22) com previsão de chuva, segundo o Climatempo.

Nesta quinta, os satélites registraram o fenômeno conhecido como ‘nuvens rolo’ no litoral do Rio de Janeiro. A nuvem rolo não provoca chuva, mas traz mudanças no tempo.

O que é uma nuvem rolo?

A nuvem rolo, muito semelhante à nuvem “glória da manhã”, pode atingir 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura. A nuvem rolo pode se deslocar com velocidade de até 60 km/h, o que provoca rajadas de ventos.

Esta nuvem se forma em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície e é considerada uma nuvem baixa.

Seu aspecto é de um enorme rolo, um longo tubo que se destaca no céu em meio a outros tipos de nuvens. É possível ver claramente a sua extensão vertical, pois tem pequena amplitude e parte de sua extensão horizontal.

Previsão para os próximos dias

Nesta sexta-feira (18), a previsão ainda é de um dia com muito sol e calor na cidade do Rio e em quase todo o estado, mas a chuva deve chegar no Sul do RJ no fim do dia.

No sábado (19), ainda faz sol e calor e tem previsão de vento forte. À noite o tempo muda bruscamente com pancadas de chuva para o Grande Rio e todo o Sul do estado. Estão previstas pancadas de chuva à tarde.

No início da semana (entre segunda e terça), também tem previsão de chuva forte no estado do Rio. Os ventos podem chegar até 70 km/h por hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *