Fiocruz envia pedido de registro de novo teste de Covid à Anvisa

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) finalizou o desenvolvimento de dois novos testes moleculares para o diagnóstico da Covid. Um dos testes, que diferencia os vírus Influenza A, B (gripe) e do Sars-CoV-2 (Covid), teve pedido de registro submetido nesta terça-feira (18) à Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).

O teste “Kit Molecular Inf A/Inf B/SC2”, do tipo RT-PCR, possibilita o diagnóstico de qualquer uma das doenças em um único teste e foi desenvolvido pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

“A disponibilização destes kits no Sistema Único de Saúde [SUS] permitirá de modo econômico e com alto processamento a identificação viral oportuna destes agentes, com o método que é o padrão ouro para o diagnóstico das doenças causadas por vírus respiratórios no mundo”, explica Fernando Motta, virologista e pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/Fiocruz.

Outro teste detectará variantes

O outro teste, o kit molecular “Quadriplex SC2/VOC”, permite a detecção e triagem das variantes (alfa, beta, gama, delta e ômicron) da Covid, também com a tecnologia de PCR em Tempo Real (RT-PCR).

O uso do teste é indicado para o diagnóstico e triagem viral a partir da identificação de cepas potencialmente importantes para a saúde pública e vigilância epidemiológica do país, designadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como VOCs (sigla em inglês para ‘variantes de preocupação’).

O resultado indica a presença ou não dessas variantes. Para a identificação, no entanto, ainda é necessário o sequenciamento genético da amostra. O teste Quadriplex deverá ser submetido para registro junto à Anvisa até a próxima semana.

A Fiocruz já produziu e forneceu cerca de 20 milhões de testes RT-PCR (moleculares) e 45 milhões de testes rápidos de antígeno para os laboratórios públicos de todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.