Festa do Padroeiro São Francisco de Paula começa na quinta-feira (23) - Tribuna NF

Festa do Padroeiro São Francisco de Paula começa na quinta-feira (23)

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O novenário em honra a São Francisco de Paula começa na quinta-feira (23). Ao todo serão 11 dias de atividades para comemorar o padroeiro de São Francisco de Itabapoana (SFI). Através de diversos órgãos, a prefeitura apoia a realização.

A programação religiosa prosseguirá até primeiro de abril e contará com missas, procissão e momentos de louvor. Na semana passada, a prefeitura anunciou o show de Tony Allysson, no último dia do novenário. O cantor é conhecido nacionalmente por sucessos da música católica, como “Filho de Davi”, “Soberano”, “Espírito da Verdade” e “Deus de Milagres”.

Além dos eventos desenvolvidos pela paróquia, como Almoço do Padroeiro e Festival de Prêmios, haverá ainda a tradicional Corrida Ciclística do Padroeiro. A competição acontecerá na manhã do dia dois de abril e reunirá atletas de sete categorias.

Para o pároco, padre Luciano Gomes, além de ser um momento de espiritualidade, a festa visa propagar as características que marcaram a vida do padroeiro. Ele contou que São Francisco de Paula se inspirou na vida de São Francisco de Assis e foi responsável por fundar a Ordem dos Mínimos, conhecida por enfatizar a vocação da humildade.

O sacerdote destaca que, durante as missas do novenário, os fiéis são convidados a contribuírem com um gesto concreto, como produtos de higiene e alimentos. O material arrecadado será direcionado às famílias carentes.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos convidou moradores da cidade e região para participarem.

— Celebrar nosso padroeiro sempre é um momento muito especial. Que estejamos juntos festejando e renovando nosso pedindo de intercessão pelo nosso município. Conto com a presença de todos — afirmou.

Mudança na data — Neste ano, as atividades religiosas serão concluídas no dia primeiro de abril, apesar da celebração do padroeiro acontecer em dois de abril. De acordo com a paróquia, a antecipação acontece devido ao Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.

“Neste período, a alusão aos santos é suspensa para que o santo dos santos, que é Jesus Cristo, seja reverenciado de maneira mais especial e intensa através de sua paixão, morte e ressureição”, esclareceu padre Luciano.

Confira a programação completa:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *