Famílias referenciadas pelo CRAS de Ururaí recebem Cartão Goitacá

As famílias referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ururaí receberam na manhã desta segunda-feira (13), as 222 unidades do Cartão Goitacá. O evento aconteceu na Escola Municipal João Borges Barreto e contou com as presenças do Prefeito Wladimir Garotinho e do secretário municipal Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.

– Quero agradecer à população que sempre acreditou no nosso trabalho. A minha família fez muito por essa região e hoje voltar aqui para fazer entrega desses cartões é motivo de muita alegria. Não queremos a população dependente do Cartão, mas, nesse momento, é fundamental para garantir a alimentação de qualidade na mesa. Nessa dificuldade a prefeitura está aqui para ajudar. Todos os meses novas inclusões serão feitas com base Cadastro Único e no parecer social – disse Wladimir Garotinho.

Para a dona de casa, Ana Maria Pereira, 56 anos, moradora de Ibitioca, o cartão vai ser fundamental para garantir a alimentação, pois vive com ajuda de familiares e a renda que tem, prioritariamente, é para tratamento médico.

– O dinheiro não dá para comprar a medicação completa. O Cartão chega na hora certa. Hoje posso ir ao supermercado para comprar um arroz, feijão e um quilo de carne. O básico já está garantido na nossa mesa agora. Vai ser importante para todos nós que estamos recebendo. A necessidade que faz a gente receber esse Cartão. A situação está muito difícil – agradeceu.

Maria Vitória Silva, moradora da Tapera I, de 21 anos, falou da importância do Cartão. “Fico feliz de receber o Cartão, pois vou ajudar a levar comida para minha casa”.

A diretora de Proteção Social Básica da secretaria, Paloma Campos, destacou que o programa foi criado pela equipe técnica, mas a concretização só foi possível por conta da sensibilidade do Prefeito Wladimir Garotinho. “O prefeito compreendeu a lógica de fazer um programa técnico que beneficie as pessoas que mais precisam. Ficamos muito felizes pela valorização e por estarmos fazendo diferença na vida das pessoas”.

Estiveram no evento, o subsecretário de Desenvolvimento Humano e Social, Henrique Oliveira; a coordenadora do programa, Marcélia Cardoso; a subchefe de gabinete do Prefeito, Carolina Jacomelli.

O Cartão Goitacá foi lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social no dia 31 de maio. Serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição, idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.

Os beneficiários são acompanhados pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

E, ainda, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.

Confira a lista de beneficiados Cartão Goitacá (AQUI).

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.