Estragos das chuvas: SFI estuda decretar Estado de Emergência

Devido às fortes chuvas que caem no município nos últimos dias provocando transtornos aos moradores, São Francisco de Itabapoana (SFI) está em estágio de alerta e estuda a possibilidade de decretar Estado de Emergência.

Na manhã desta quarta-feira (20), uma Força Tarefa se deslocou até Santa Clara, um dos locais mais afetados, para avaliar a situação dos residentes.

“Assim que recebemos informações a respeito das vias públicas alagadas em Santa Clara, mobilizamos rapidamente as equipes do Gabinete, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano e estamos aqui na localidade verificando a situação. Os responsáveis pelos demais órgãos da prefeitura estão de prontidão e em caso de necessidade também serão acionados. Vale ressaltar que as chuvas estão castigando não apenas SFI, mas praticamente todos os municípios da região”, lamentou a prefeita Francimara, acrescentando:

“Estamos analisando tecnicamente, junto com a Defesa Civil e Procuradoria Geral do Município, a possibilidade de decretarmos Estado de Emergência e a instalação de um Gabinete de Gestão diante dos danos e transtornos à população, bens materiais públicos e privados causados pelas chuvas, que atingem o município desde o último dia 15. O decreto permitiria uma resposta mais rápida em relação a eventuais recursos a serem solicitados aos governos Estadual e Federal”, explicou a prefeita.

Em Santa Clara, a água invadiu residências e lojas, atingindo móveis e outros objetos. A Força Tarefa vai monitorar ainda outros locais que tenham sido atingidos pelas chuvas e elabora as ações a serem tomadas para minimizar os estragos. O grupo ainda está contabilizando as perdas e se há casos de desalojados ou desabrigados. A orientação é para em caso de necessidade os moradores ligarem para o telefone do Canal Verde: (22) 9.8161-6713.

Segundo o serviço de meteorologia (Climatempo), a previsão em SFI para esta quarta (20) é de tempo chuvoso durante o dia e à noite com índice de chuva de 80 milímetros. O mau tempo, ainda de acordo com o Climatempo, deve permanecer até o próximo domingo (24), mas com menor intensidade de volume.

Ascom SFI*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *