Entendimentos para Feira de Estágio e Oportunidades e Programa de Inserção Social - Tribuna NF

Entendimentos para Feira de Estágio e Oportunidades e Programa de Inserção Social

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Dirigentes de seis universidades de Campos, além de membros do Fórum Interinstitucional de Estabelecimentos de Ensino Superior de Campos (Fidesc), da Faculdade de Medicina e de entidades da sociedade civil, foram recebidos nesta quarta-feira (17), no Gabinete do Prefeito Wladimir Garotinho, para assuntos distintos: Consolidar parcerias para realização da VI Feira de Estágio e Oportunidades nos dias 21 e 22 de setembro, no IFF Campus Centro e, ainda, realizar parcerias para um Programa de Inserção Social capaz de mudar a realidade econômica e social das pessoas abaixo da linha da pobreza por meio dos processos educacionais e da inovação, conforme proposta do Prefeito Wladimir.

O prefeito estava acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; do Secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves; do diretor de Inovação desta Secretaria, Luiz Guimarães; e da primeira-dama, Tassiana Oliveira. A primeira-dama relatou resultados positivos na inserção social decorrente das abordagens que tem realizado junto com o Prefeito às pessoas em situação de rua, com encaminhamentos para os abrigos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O secretário Mauro Silva observou que o entendimento de gestores do IFF e de outras instituições para área social, coaduna com políticas aplicadas pelo governo local. “A fala da maioria dos acadêmicos vai ao encontro do que defende e aplica o Prefeito Wladimir quanto à situação de inclusão social das pessoas mais pobres, aproveitando esse momento que criamos ambiente favorável para possível implementação de Parque Tecnológico com a difusão da inovação que abre espaço para empregos”, pontou Mauro Silva.

Após confirmar o apoio da Prefeitura para a realizar a VI Feira de Estágio e Oportunidades nos dias 21 e 22, no IFF, o Prefeito Wladimir convidou os dirigentes das universidades para que a comunidade acadêmica participe de um Programa de Inserção Social capaz de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com novas políticas públicas voltadas para as pessoas em situação econômica abaixo da linha da pobreza.

“De qual maneira a comunidade acadêmica pode contribuir com as políticas públicas que estamos desenvolvendo, para tirar pessoas em situação de rua na condição de miséria e colocá-las no contexto do desenvolvimento? Criei a Secretaria de Ciência e Tecnologia para que a criança já tenha contato com a tecnologia e, desta forma, tenha despertamento e interesse para avançar no conhecimento e assim possamos contribuir para mudar a realidade social desse universo de pessoas em nossa cidade”, disse o Prefeito Wladimir Garotinho, que tem como meta principal na sua gestão a valorização das pessoas.

A primeira-dama, Tassiana Oliveira, acadêmica na área do Serviço Social, fez relato sobre suas observações da complexidade social que envolve pessoas abaixo da linha da pobreza. Ela informou que tem atuado junto do Prefeito nas abordagens sociais e acompanha as ações da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Direitos Humanos e assegurou que o trabalho é complexo, mas que surte resultados.

“O Programa Social + Perto tem levado atenção social e cuidados para as comunidades pobres e distantes que têm até dificuldades de vir à cidade, mas a atual gestão está levando dignidade para essas pessoas com um importante trabalho de inserção. Também o Programa Acolhe Campos tem realizado um trabalho muito importante, que tem mudado a realidade das pessoas em situação de rua. Posso citar, como exemplo, uma mulher que engravidou aos 17 anos e passava por muitas dificuldades, mas que foi acolhida e hoje, com apoio, vem desenvolvendo seu talento na poesia e vamos apoiá-la na sua participação na Bienal no Rio. E ela já se prepara para ministrar palestras para jovens nas escolas”, relatou Tassiana Oliveira.

O Secretário Marcelo Neves que, junto da Pró-reitora do IFF, Cátia Viana, participará pela Prefeitura na coordenação da VI Feira de Estágio e Oportunidades, declarou que esta é a segunda participação da gestão Wladimir Garotinho na Feira que presta relevantes serviços para difusão da inovação e contribui para a empregabilidade. “Essa Feira atrai muitas empresas do setor de petróleo, energia e inovação e muitas empresas de fora que acabam conhecendo as mentes inteligentes que o Polo de Educação de Campos oferece e, da mesma forma, apresenta aos estudantes e trabalhadores as oportunidades de estágio e emprego”, ressaltou Marcelo Neves.

O Reitor do IFF, Jefferson Manhães, discorreu sobre a importância das parcerias efetivas entre o poder público e a comunidade acadêmica para aplicação dos saberes a favor das comunidades. “A inteligência formada aqui em Campos, no meio acadêmico, precisa ficar por aqui para ajudar a mudar a realidade social. Por falta de oportunidades, muitos que são de outras cidades em outros estados acabam retornando e levando consigo o conhecimento que desenvolveram nas suas pesquisas”, ponderou Jefferson.

Participaram da reunião a Pró-Reitora do IFF Campus Centro, Cátia Viana; o Diretor do Polo de Inovação do IFF, Leonardo Tavares; o Vice- Reitor, Rodrigo Monteiro; o Técnico, Gerônimo Barbosa; e os gestores da Uenf, UFF, Universidade Cândido Mendes, Isecensa, UFRJ, Faculdade de Medicina de Campos e Uniflu, respectivamente, Rosane Rodrigues, Rodrigo de Araújo, Adriana D’Avila, Tulio Baita dos Reis, Reubes Valéria da Gama Filho, Elizabeth Fonseca Processi, Luis Clóvis Pimenta e Inês Cabral Ururahy.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *