Em SFI, Sala de Monitoramento com telemedicina ocupa papel fundamental no combate à Covid-19

Implantada um dia após o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretar situação de emergência, em virtude da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), a Sala de Monitoramento Covid-19 tem desempenhado um importante papel no enfrentamento da doença em São Francisco de Itabapoana (SFI).

O último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que das 44 pessoas que apresentaram diagnóstico positivo para o Covid-19, 35 já receberam alta médica da quarentena, estando, portanto, recuperadas da doença.

Segundo a prefeita, a decisão pela implantação da Sala de Monitoramento foi tomada com o propósito de conseguir realizar o manejo precoce dos casos suspeitos, desde o início dos primeiros sintomas.

“No trabalho de combate à Covid-19, as nossas decisões estão sendo tomadas com bases nas diretrizes técnicas fornecidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, porém, considerando as características específicas de SFI, da nossa população e da realidade da estrutura da rede pública de saúde. Desde o início da pandemia percebemos a dificuldade que o Estado e os municípios estavam tendo para montar e manter leitos de UTI, devido à falta de respiradores e profissionais capacitados, por isso, entendemos que era fundamental investir na prevenção e identificação precoce dos casos suspeitos, para que o tratamento iniciasse no começo dos sintomas, por meio do sistema de telemedicina”, revelou.

Outro ponto destacado pela prefeita, em relação ao trabalho da Sala de Monitoramento, é a possibilidade de o paciente obter assistência para o seu tratamento de forma um pouco mais reservada.

“Costumo dizer que em SFI todos se conhecem e, por isso, é comum que o paciente não busque atendimento na Unidade de Saúde, com medo de ser diagnosticada com o Covid-19 e tratado com preconceito. Na Sala de Monitoramento o paciente faz contato por telefone, conversa diretamente com uma assistente social e com médico do dia”, acrescentou.

A Sala de Monitoramento está instalada em um espaço cedido no prédio da Prefeitura de SFI e conta com uma equipe formada por assistente social, médico, enfermeiro e servidor para apoio administrativo, que atende de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, através dos telefones (22) 2789-1885, (22) 9.9827-3324 e (22) 9.9998-7612.
Além da Sala de Monitoramento, em SFI, para enfrentamento à Covid-19, o governo municipal implantou um Centro de Triagem no Hospital Manoel Carola, estruturou três leitos de estabilização com respiradores, ampliou o número de leitos clínicos de isolamento e adquiriu três mil testes rápidos.

Até as 9h deste sábado (23), o município registrou quatro óbitos por Covid-19, sendo que as mortes ocorreram nas seguintes datas: 13 de abril, um idoso de 68 anos; 3 de maio, um homem de 53 anos; 14 de maio, uma idosa de 95 anos; e 18 de maio, uma idosa de 95 anos. As vítimas tinham histórico de outra comorbidade pré-existente.
Todos os quatro pacientes que morreram tiveram assistência ventilatória, já que em momento nenhum, desde o início da pandemia, o Hospital Manoel Carola atingiu o preenchimento total da capacidade de leitos de UTI.

Ascom SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *