Desobstrução do Rio Macabuzinho para drenar água de propriedades em Dores - Tribuna NF

Desobstrução do Rio Macabuzinho para drenar água de propriedades em Dores

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), está realizando trabalho de dragagem e manutenção do Rio Macabuzinho, no distrito de Dores de Macabu. A máquina sobre esteira com lança de longo alcance permite que a caçamba alcance o meio do rio e puxe a vegetação que está toda entrelaçada sobre o leito do Macabuzinho, impedindo a vazão das águas para a Lagoa Feia.

De acordo com o diretor de Projetos da secretaria, Eduardo Alves, devido à densa vegetação, foi necessário abrir caminho para que a máquina pudesse chegar à margem do rio.

“Tivemos muita dificuldade para fazer com que a máquina pudesse chegar até à margem do rio. Como o Macabuzinho está com o trecho mais crítico nos seus primeiros 800 metros a partir da foz, junto da Lagoa Feia, decidimos iniciar a limpeza na região da localidade de Quilombo. Mas tivemos muito trabalho para possibilitar a chegada da máquina cedida pela Asflucan até o canal. A máquina se locomove sobre esteira e isso é fator preponderante para o trabalho, haja vista que ela passa por diversos pontos alagadiços, com a terra mole”, detalha o diretor.

Ainda segundo o técnico, Eduardo Alves, a secretaria já providenciou uma draga flutuante para dar celeridade aos trabalhos, visando escoamento das águas e minimizar os prejuízos nas áreas de plantio e de pastagens. “Para dar celeridade aos trabalhos, o secretário, Almy Junior, já está providenciando a solicitação de uma draga balsa flutuante ao Governo do Estado, para possibilitar que entre pela foz, junto da Lagoa Feia, e faça a limpeza. A draga flutuante trabalha com mais celeridade”, destaca Eduardo Alves,

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *