15/06/2024
Campos

Desenvolvimento Humano e Defensoria levam serviços aos moradores de Pernambuca

Uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro levou diversos serviços à população da localidade de Pernambuca, nesse sábado (18). A ação, que aconteceu durante todo o dia no Assentamento Antônio de Farias, ofereceu atendimento para inclusão e atualização do Cadastro Único, além de serviços de acesso à Justiça, como orientação jurídica, segunda via de documentos, ajuizamento de demandas de família e registro civil.

A população de Pernambuca é referenciada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ururaí, que disponibilizou toda a sua equipe técnica para a ação desse sábado.

“O nosso objetivo é levar assistência a quem necessita. Em diálogo muito estreito com as outras entidades, estamos com essa ação, que também é de marcação dessa população como acampados. Além disso, o CRAS, que é a porta de entrada para a Assistência Social, fez todo o trabalho social com as famílias, fazendo esse território como vivido. Fizemos a escuta qualificada com a população para criar uma agenda em conjunto de visitas, porque sabemos da distância de Pernambuca até o CRAS de Ururaí. Com isso, também poderemos suprir demandas de outros serviços, como Criança Feliz e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a que eles têm direito”, explicou a coordenadora geral dos CRAS, Verônica Rocha.

O projeto “Defensoria em ação no campo”, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Programas Institucionais da Defensoria Pública (COGPI), também funciona em parceria com a Ouvidoria Externa da DPRJ — conta com a participação do Detran, do INCRA, da Defensoria Pública da União (DPU) e do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Najup) Luiza Mahin.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *