Defesa Civil de Campos implanta serviço gratuito de Alerta por SMS

Finalizado o período de testes, a Secretaria de Defesa Civil implanta oficialmente nesta quarta-feira (22) o serviço gratuito de Alertas por SMS. Ao se cadastrar através do número 40199 todos os cidadãos que utilizam aparelhos celulares passarão a receber do órgão mensagens pontuais, referentes à previsão de fenômenos naturais como chuva, ventos fortes e ressacas, que possam impactar de forma direta sua região especificamente ou o município como um todo.

A implantação do serviço marca a adesão do município ao sistema nacional Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) e ainda um grande avanço para toda a população.

Durante aproximadamente dois meses, a Defesa Civil elaborou diversos testes, emitindo alertas dos mais diversos tipos para pessoas que já estão cadastradas no serviço. Em alguns momentos, foram emitidos alertas para grupos específicos, como, por exemplo, o informe sobre previsão de ressaca apenas para moradores do Farol de São Thomé. Isso é possível, porque no ato do cadastro o cidadão informa o número do CEP de sua residência, e isso permite que o sistema identifique a região onde ele mora. Também foram emitidos alertas de dados que abrangiam todo o município.

Este serviço é mais uma medida adotada pela Defesa Civil na gestão do prefeito Wladimir Garotinho com foco na prevenção. “Sabemos da importância da análise e da criação de dados para termos uma prevenção forte e, consequentemente, trabalharmos com planejamento”, disse o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.

CADASTRAMENTO — Para se cadastrar é simples. Basta acessar o SMS do seu aparelho e encaminhar uma mensagem para o número 40199. O texto encaminhado deverá resumir-se ao número de CEP de sua residência (apenas números, sem ponto e sem traço). Feito isso, todos os alertas emitidos pela Defesa Civil de Campos chegarão automaticamente no celular cadastrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *