Decreto libera esportes coletivos e convoca reunião do Gabinete de Crise em Campos

A partir desta quinta-feira (28) está liberada a prática de atividades aeróbicas e esportes coletivos praticados ao ar livre. A liberação foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial desta quarta-feira (27), que traz também a antecipação da reunião virtual do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 para a próxima quarta-feira (03), às 9h. O novo Decreto Municipal nº 400/2021 altera a redação da alinea “c” do inciso XVIII do artigo 2º do Decreto nº 382/2021, de 20 de setembro de 2021.

Com isso, além de liberar as atividades aeróbicas e esportes coletivos, também está permitida a realização de campeonatos com torcida respeitando o limite máximo de 50% do espaço físico. A capacidade máxima é 1.000 pessoas para ambientes fechados e 2.000 pessoas ao ar livre, respeitando os protocolos “Regra da Vida”. As demais medidas flexibilizadas anteriormente estão mantidas.

“Na reunião do Gabinete de Crise estaremos avaliando o projeto que desobriga o uso de máscara, ao ar livre em todo estado e também o cenário epidemiológico da Covid-19 em nosso município, através de indicadores como novos casos, internações, óbitos e fila de espera”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde.

O Governo do Estado sancionou, na tarde de quarta-feira, a lei que regula o uso de máscaras de proteção facial no Estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (28), depois de ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em discussão única. Os critérios e orientações aos municípios ainda serão publicados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O município permanece na Fase Verde, ou seja, Nível II do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. Antes de retornar completamente à normalidade, ainda tem a Fase Branca é menos restrições, entretanto a população deve continuar com os cuidados de higiene pessoal, como lavar bem as mãos e usar e álcool 70%. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicará, em DO extra também nesta quinta, uma recomendação aos municípios que deverão seguir os critérios de distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios científicos para a flexibilização do uso das máscaras.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *