Cursos GTR: 223 alunos recebem certificados em SFI
A formatura dos cursos promovidos pelo Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR) de São Francisco de Itabapoana (SFI) foi realizada nesta quarta-feira (23), no Salão Felicità, na área central. 223 alunos de 15 cursos diferentes receberam certificados.
A cerimônia aconteceu após sete meses de capacitação. Entre os cursos oferecidos estão auxiliar de farmácia, auxiliar administrativo, almoxarife, eletricista, operador de empilhadeira, operador de máquinas pesadas, panificação e pedreiro.
Representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos, o vice-prefeito Raliston Souza parabenizou os alunos e toda a equipe envolvida. Ele pontuou que a formatura evidencia que o morador tem a chance única de ser capacitado no município em que reside.
“A prefeita, junto com a Câmara Municipal, propicia sustentação aos secretários para que, projetos importantes como esse sejam executados. Hoje vemos o resultado, com nossos munícipes avançando na profissão”, afirmou. Ele estava acompanhado de assessores e secretários.
Para o diretor do departamento GTR, Júnior Junqueira, é “uma honra ver que o trabalho desenvolvido por uma equipe tão grande foi concluído de uma forma tão concreta”. Falando aos alunos, ele declarou:
“Aproveitem essa oportunidade que a prefeitura forneceu para vocês. A qualidade dos nossos cursos não perde para nenhuma instituição privada da região, pois a prefeita Francimara e o secretário Fagner nos cobram a excelência”.
O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, destacou que a pasta “continuará à disposição de todos os alunos”. Ele citou os serviços oferecidos pela Sala do Trabalhador, pelo Balcão de Emprego, além dos atendimentos em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Como gestor, é gratificante poder contribuir para a transformação da vida dos cidadãos”, finalizou.
O vereador Aroldo Leandro representou os vereadores presentes e pontuou a importância de desenvolver ações de qualificação “em um momento em que o Brasil demanda muita mão-de-obra qualificada”. Ele destacou a parceria público-privada entre a prefeitura e a empresa Pré-Sal para a realização de alguns dos cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH).
O evento foi encerrado com um almoço. Antes, porém, alunos homenagearam instrutores. Os responsáveis pelo departamento de GTR, Júnior Junqueira e Ediane Santos, também receberam homenagens. Ambos estavam afastados devido a questões de saúde.
Ascom*