Coronavírus: Ministério Público destaca importância do isolamento social em SFI

Durante participação em uma live com a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI) nessa segunda-feira (13), o promotor da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público (MP), em Campos dos Goytacazes, Marcelo Lessa, destacou a necessidade do isolamento social como medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

“Seja do mais simples trabalhador autônomo até o grande empresário, todos eles, em alguma dose, lamentavelmente vão perder diante de uma recessão mundial que se anuncia como consequência da Covid-19. Mas a gente precisa fazer uma escolha. Não há uma economia saudável com a população doente. Isso quem diz são os economistas”, ponderou Lessa, citando o exemplo do adiamento das Olimpíadas de Tóquio, no Japão, para o ano que vem. Neste sentido, ele destacou a importância de seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobretudo, o isolamento social.

O promotor observou que nenhum sistema de saúde do mundo é capaz de suportar um aporte indiscriminado de pacientes. “O momento é muito sério. Não é momento de ideologia. Não é momento de política. Não é momento de nada, apenas de salvar vidas. Se a população não fizer a parte dela, não vai ter atendimento para todos. Fique em casa!”, destacou. Ele citou o exemplo de Manaus (AM), onde “chegou-se ao colapso de não ter mais leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”.

Quando às penalidades para quem descumpra as regras estabelecidas pelo poder público, Marcelo Lessa explicou que organizadores de eventos privados e públicos podem ser presos por crime contra a saúde pública.

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *