Conseg reúne autoridades em Santa Clara para discutir Segurança Pública - Tribuna NF

Conseg reúne autoridades em Santa Clara para discutir Segurança Pública

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública (Conseg), em São Francisco de Itabapoana (SFI), realizou a reunião itinerante do mês de abril. O encontro, conduzido pelo presidente do Conseg, Romário Bernardo, aconteceu na quinta-feira (7), no Rancho do Peixe, na localidade de Santa Clara. As autoridades presentes ressaltaram a importância de estreitar os laços da população com os órgãos de Segurança Pública.

“Uma ideia inovadora da diretoria do conselho vem proporcionando acesso facilitado às comunidades fazendo as reuniões itinerantes, levando as autoridades do Estado até as localidades para que todos possam conhecer e debater os assuntos de sua comunidade diretamente com a Polícia Militar e a Polícia Civil”, destacou o presidente do Conseg.

A titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil (DPC/SFI), delegada Ivana Morgado, que há quase 10 anos participa das reuniões do Conseg, reforçou a relevância da participação da comunidade.

“Estamos aqui para esclarecer dúvidas e responder os questionamentos da população, interatividade que ajuda no trabalho da Polícia. SFI é um município complexo em termos de segurança, já que tem uma população pequena, mas com problemas de cidade grande. A Polícia Civil está alinhando as ações com a Polícia Militar para elucidar crimes, principalmente estes últimos casos de homicídio”, disse a delegada.

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos), tenente-coronel Gustavo Marques, destacou a presença de um grupo de estudantes na reunião, classificando ser uma oportunidade para os alunos terem contato com as autoridades da área de Segurança Pública, o que na opinião dele, ajuda na construção da cidadania.

“Em relação aos homicídios, têm sido uma preocupação constante. O município tem um território grande e com uma área rural extensa. O tráfico de drogas tem sido um problema que atinge todo o território nacional, incluindo o fluminense, tornando-se um desafio para as autoridades. Estamos sufocando as áreas de maior incidência desses crimes e temos obtido sucesso nas abordagens e apreensões de drogas”, revelou Marques.

O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), subtenente Edson Brito, destacou a sensibilidade da prefeita Francimara Barbosa Lemos, que anunciou recentemente a construção do complexo que vai abrigar as forças de Segurança Pública do município.

“O espaço terá a sede da Sesep, Departamento de Postura, Guarda Civil Municipal (GCM), a Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e Defesa Civil. Temos também um projeto da Sala de Monitoramento, que também vai ajudar na fiscalização de trânsito”, mencionou Brito.

Entre os temas abordados pela comunidade, os abusos praticados pelos motoqueiros que trafegam sem capacete e empinando o veículo pelas vias públicas do município, desrespeitando a sinalização de trânsito e com o cano de descarga barulhento, causando poluição sonora e perturbando o sossego alheio.

A delegada Ivana afirmou que vai ser enérgica para ajudar a combater o problema. “Motocicleta irregular que der entrada na Delegacia de Polícia de SFI só vai sair caso esteja totalmente regularizada. É preciso dar um choque de ordem para as pessoas se educarem”, alertou.

Participaram ainda da reunião do Conseg o comandante da 5ª Cia do BPRv, capitão Coutinho; o comandante da 3ª Cia em SFI, tenente Eliezi; a assessora especial do Gabinete, Angela Rangel, representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos; a assessora do Sesep, Renata Barreto; a chefe do Departamento de Postura, Quele Gonçalves de Souza; o diretor-presidente da Emtransfi, Luciano Coutinho; o comandante da GCM, Robson Buçard Henriques; além dos vereadores Eleno Barreto, Mazinho de Caboclo e Renato Roxinho, entre outras autoridades.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *