06/12/2024
Região

Conscientização sobre fibromialgia é tema de evento em SFI

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu nesta quarta-feira (15) o evento “Fibromialgia em Foco”. A proposta foi proporcionar conscientização sobre a síndrome que atinge cerca de quatro milhões de pessoas no Brasil, segundo estimativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Realizada na Câmara Municipal, a iniciativa contou com a exposição de profissionais de saúde e do relato da paciente Juliana Rodrigues, que relatou sua experiência em relação à fibromialgia, caracterizada por dor muscular generalizada e crônica.

Para o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, foi uma oportunidade de promover a compreensão e o entendimento sobre a síndrome, que não possui causa definida e cujos pacientes são majoritariamente mulheres.

— A presença dos profissionais da rede municipal de Saúde neste evento é importante, sobretudo, para propagar ainda mais a empatia e humildade sobre o tema. A SMS estará sempre aberta para atender as particularidades e demandas dos pacientes e, dentro das possibilidades do município, oferecer a assistência necessária — afirmou.

Paralelamente, o vereador Alexandre Barrão destacou que a Lei Municipal 766/2012, de sua autoria, estabelece para 12 de maio o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, além de instituir uma série de direitos.

— Através desta legislação, de origem popular e sancionada pela prefeita Francimara Barbosa Lemos, foi estabelecida para os pacientes o atendimento preferencial em empresas públicas e estabelecimentos privados, o estacionamento de veículos em vagas destinadas à Pessoa com Deficiência (PcD), mediante carteira de identificação e adesivo emitidos pela prefeitura — explicou.

De acordo com a advogada, Franciela Santana, que também é paciente, somente cerca de 20% dos municípios brasileiros contam com legislações deste tipo. Ela destacou e parabenizou a iniciativa, como também a iluminação das fachadas da prefeitura e Câmara Municipal em alusão à causa. Na semana passada, os prédios foram iluminados pela cor roxo, característica da mobilização.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-SFI), Romário Bernardo, afirmou que atuará junto ao comércio legal para garantir o cumprimento da lei.

Profissionais abordam características da fibromialgia

A fisioterapeuta Isabela Rangel, que conta com vasta experiência no assunto, explicou que a síndrome pode provocar alterações muscular, visceral, óssea e neurológica. Este aspecto, segundo ela, faz com que seja necessária uma abordagem multidisciplinar para o tratamento, que pode envolver ventosa, pilates e hidroterapia, além de outros profissionais.

Segundo Juliana Rangel, também fisioterapeuta, o objetivo é proporcionar qualidade de vida, já que fibromialgia não tem cura. “Este evento é muito importante para tornar visível aquilo que é invisível, a dor do outro”, afirmou.

A necessidade de “entender o outro sem preconceitos” foi citada ainda pelo psicólogo Renato Chagas. Ele esclareceu que o cérebro de uma pessoa com fibromialgia tende a aguentar menos dor, o que a torna mais sensível.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *