Com cota de 8,59 metros, rio Paraíba atinge o cais da Lapa - Tribuna NF

Com cota de 8,59 metros, rio Paraíba atinge o cais da Lapa

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Apesar da diminuição, desde a última quinta-feira (3), do volume de chuvas nas zonas de influência hídrica para o Rio Paraíba do Sul, em Campos, e do início de queda na vazão de colaboração de seus principais afluentes, o Paraíba vem apresentando significativa taxa de elevação nas últimas horas. Às 7h e às 8h desta sexta-feira (4) o rio registrou, respectivamente, as cotas de 8,55 metros e 8,59 metros. A taxa de elevação de 4 a 5 centímetros por hora deve se manter ao longo do dia. A água já atingiu o Cais da Lapa.

Essa elevação se dá em razão da chegada de um maior volume de água vinda de sua calha principal, devido à grande liberação de água defluída de seus reservatórios a montante (acima) desde a tarde da última terça-feira (2).

Análises do setor de Monitoramento da Defesa Civil apontam que, como a água liberada pelos reservatórios leva algum tempo para chegar a Campos, mesmo com o início da diminuição da liberação da vazão, o Paraíba deve continuar registrando aumento lento a moderado nas próximas horas. Somente após o recebimento de todo o volume de água haverá o início do quadro de estabilização do rio.

CAIS DA LAPA – Quando o Paraíba atinge a cota de 8 metros, a água invade o Cais da Lapa. Por isso, desde a manhã desta sexta-feira (4) não é possível estacionar no local. A Defesa Civil orienta que os motoristas não se arrisquem a colocar o veículo nesta área, mesmo num ponto onde ainda estiver seco, pois existe a previsão de que o nível do rio continue subindo nas próximas horas.

Subcom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *