Cláudio Castro proíbe permanência nas ruas do Estado RJ das 23h às 5h e limita horário de bares e restaurantes

Após reunião com empresários na manhã desta sexta-feira, o governador Claudio Castro anunciou novas medidas de restrição contra a Covid-19 no estado. O governo, por meio da Secretaria estadual de Saúde, vai decretar restrição de atividades econômicas e circulação de pessoas durante uma semana. Entre as medidas estão proibição de permanência nas vias entre 23h e 5h; fechamento de bares e restaurantes às 23h; escalonamento de horários de serviços e limitação de público em diversos estabelecimentos. Sobre vacinação, o governo vai anunciar coordenação para que municípios se unam em prol da compra de imunizantes e calendário integrado de campanha. As novas regras serão publicada em edição extra do Diário Oficial nesta tarde.

Prefeitos que estão na reunião elogiaram a iniciativa do governador de propor uma coordenação fluminense na vacinação. Ainda não estaria definido como seria a compra, mas um pleito dos municípios é o calendário unificado para que não haja migração de moradores entre cidades.

Ainda nesta quinta, Castro terá um encontro prefeitos, incialmente previsto para às 10h30. Parte dos presentes no primeiro encontro permanecerá na segunda reunião, como o secretário estadual de Saúde Carlos Alberto Chaves.

Entre os empresários, estão no Palácio Guanabara representantes do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), da Fecomércio, do MetrôRio, da Associação Brasileira de Hotéis (ABH), da Associação de Supermercados do Rio (Asserj), da Associação Brasileira de Shoppings (Abrasce), da Associação Comercial do Rio (ACRJ), da Supervia e da Firjan. Secretários estaduais da Polícia Militar, de Transporte, da Casa Civil, de Turismo e de Desenvolvimento Econômico também estão participando. Entre parlamentares, há deputados próximos do governo, como Rodrigo Amorim (PSL), Marcio Pacheco (PSC) e Leo Vieira (PSC).

Já na rodada seguinte, entrarão à reunião prefeitos das cidades da Região Metropolitana, incluindo Baixada Fluminense, Niterói, Maricá, Itaboraí e São Gonçalo, além de Eduardo Paes.

Veja as propostas

As sugestões e recomendações propostas pelo governo são:

  • vedada a permanência nas vias do Estado de 23h às 5h
  • limitar ocupação de eventos, festas e atividades transitórias.
  • fechar bares e restaurantes às 23h
  • pista de dança fechada
  • música ao vivo pode
  • escalonamento dos serviços
  • parques com 50% de ocupação
  • academia com 50% de ocupação
  • ônibus: aumentar fiscalização, como ação preventiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *