Chuvas: prefeitura de SFI implementa ações para escoar água e auxiliar atingidos

Mesmo após mais de uma semana da tempestade do 1º dia de março, localidades de São Francisco de Itabapoana (SFI) ainda sofrem as consequências do alto volume de chuva. A prefeitura, por intermédio de diversos órgãos e parcerias com o Governo do Estado, vem implementando ações para auxiliar o escoamento da água e auxiliar atingidos.

No último sábado (7), uma equipe do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), com o auxílio de órgãos da prefeitura, realizou a instalação de manilhas em um trecho da RJ-196, entre Santa Clara e Gargaú, para auxiliar o escoamento da água para o mar, através de uma vala aberta pelo município num loteamento com a autorização do proprietário.

“A intervenção na rodovia estadual ocorreu após solicitação que fizemos ao presidente do DER-RJ, Uruan de Andrade, a quem agradecemos o carinho e a atenção especial com o nosso município”, ressaltou a prefeita.

Uma equipe multidisciplinar formada por agentes da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento (SMTDH), da Secretaria Municipal de Meio e Defesa Civil e da Regional de Defesa Civil (Redec) atenderam quatro famílias desabrigadas, sendo três em Gargaú e quatro em Barra do Itabapoana e um total de 13 pessoas.

Quanto ao número de desalojados são 65 pessoas, de 23 famílias das localidades de Santa Clara, Ilha dos Mineiros, Muritiba, Travessão de Barra, Guaxindiba, Gargaú e Barra do Itabapoana.

No último final de semana, com o apoio do Corpo de Bombeiros, a municipalidade prestou assistência a famílias de Muritiba, prejudicadas com a cheia do Rio Paraíba do Sul.

Todos os atingidos pela água receberam kits com água mineral, cesta básica, materiais de limpeza, colchonetes, travesseiros, toalhas de banho, lençois e fronhas. “Com o empenho de diversos órgãos e também com o auxílio dos próprios moradores, estamos trabalho incansavelmente para atender a todas as demandas”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati.

De acordo com a secretária municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Edivania Viana, bombas de sucção seguem atuando em localidades como Sonho e Boca da Areia. Já em Divineia e na Ilha dos Mineiros valas foram abertas para escoamento de toda a água. Posteriormente, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento verificará o projeto apropriado a ser desenvolvido nas áreas.

“Sabemos da dificuldade das estradas, já que muitas foram prejudicadas pelas chuvas. Desta forma, iniciamos o trabalho de patrolamento nesta semana. Cabe destacar que nosso cronograma de ação depende das condições climáticas. Como o sol tem predominado nos últimos dias, nossas equipes têm avançado. Seguimos à disposição de todos os são franciscanos”, destacou.

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *