17/06/2025
Campos

Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos em Campos. Veja previsão para esta quinta

Prefeitura de Campos

Chuvas volumosas em curto período de tempo provocaram, na tarde desta quarta-feira (8), alagamentos em diferentes regiões de Campos. A Secretaria de Defesa Civil atuou em pontos onde, entre as 14h e 18h30, foram registrados acumulados pluviométricos, como em Serrinha, onde choveu 98,8 mm. No mesmo período, o acumulado em Dores do Macabu foi de 83,6 mm, enquanto em Guarus, o Parque Cidade Luz registrou 50,2mm e a região da Ponte Barcelos Martins, no Centro, 40,2 mm de chuva.

Até as 19h30 desta quarta, equipes do órgão municipal ainda estavam nas ruas, atendendo solicitações da população dos distritos e localidades mais atingidos. Na área central, em alguns pontos, em uma hora de chuva o acumulado chegou a 60 mm, volume alto demais para ser escoado rapidamente, o que provocou alagamentos em diversas vias. A Defesa Civil segue em alerta durante à noite e, para esta quinta-feira (9), a previsão ainda é de chuva, principalmente a partir do horário da tarde.

Devido às fortes chuvas que caem em toda a região, a Defesa Civil segue monitorando o Rio Paraíba do Sul. Às 18h15 desta quarta-feira (8), o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) registrou que o corpo hídrico está na cota de 7,81m em Campos, sofrendo queda desde às primeiras horas do dia, após chegar a uma cota de 8,51m às 23h15 do domingo (5). A cota de transbordo é 10,40 metros.

Desde o fim de semana, as equipes da Prefeitura prestam atendimento às famílias atingidas pelas chuvas. No domingo, estiveram na localidade de Santo Eduardo, Serrinha e Conceição do Imbé, onde realizaram, além de ações sociais, desobstrução de estradas, limpeza de córregos, avaliação de imóveis em situação de risco, dentre outras coberturas.

Na localidade de Serrinha, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizaram atendimento a 50 famílias, com entrega de água mineral, assim como em Conceição do Imbé, onde foram realizados atendimentos a 35 famílias. Em Santo Eduardo três ocorrências foram registradas por alagamentos, e um deslizamento de terra, no trecho da Ponte Itabapoana. Já em Lagoa de Cima, houve queda de poste de energia, além de duas quedas de árvores. Em Ururaí as equipes realizaram a remoção de uma família de área de risco. Nesta terça-feira (7), as regiões voltaram a ser atingidas por chuvas torrenciais. Em Santa Maria, um acumulado de 55mm em uma hora de chuva provocou o alagamento da estrada na localidade de Posse do Meio.

CONFIRA O VOLUME DE CHUVA REGISTRADO NAS ESTAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS EM CAMPOS ENTRE 14:00 E 18:30 DESTA QUARTA-FEIRA (8):

Ponte Barcelos Martins: 40,2mm
Parque Cidade Luz: 50,2mm
Arraial: 69,2mm
Morro do Coco: 32,8mm
Serrinha: 98,8mm
Dores do Macabu: 83,6mm
Baixa Grande: 5,4mm
Farol de São Tomé: 5,0mm

Fonte: Secom

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *