18/06/2024
Campos

Cerca de 30 mil maletas do Projeto Biblioteca em Casa entregues nas escolas

O Projeto Biblioteca em Casa: (Re) construindo Saberes já entregou cerca de 30 mil maletas com diversas obras literárias aos alunos da rede municipal de ensino. Trata-se de uma importante ferramenta educacional visando à melhoria da qualidade do ensino em Campos, beneficiando estudantes do Pré-escolar II ao 9º ano de escolaridade. Cada maleta contém, aproximadamente, 18 ou 19 livros da Literatura Brasileira para que as crianças e adolescentes possam ler em casa com toda a família.

Implantado pela Prefeitura de Campos no ano passado, o projeto está ajudando a desenvolver a interação Família X Escola. Pais e filhos podem revezar o material e conversar sobre os ensinamentos adquiridos ao longo da semana, a partir de cada obra “degustada”, aumentando os vínculos familiares. Uma das escolas contempladas foi a Escola Municipal Wilmar Cava Barros, no Jóquei, visitada pelo secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. Ele conversou com os alunos beneficiados com o projeto.

Joao Felipe, 8 anos, disse que amou a novidade. “Depois que recebi essa malinha estou gostando mais de ler. Aprendi no livro do castelo e da fada que temos que ajudar mais os nossos amigos. Prometo que vou ler mais a partir de agora”, disse. Elloah Áquila Mendonça, 7 anos, do 2º ano, também curtiu. “Essa malinha me fez ler muito bem. Gostei mais do personagem da formiga falando”, destacou.

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, ele representa a materialização de mais uma meta do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), implantado no início de 2021. “O acervo bibliográfico é adequado por idade e nível de escolaridade, aprovado pelo Departamento Pedagógico da Seduct. A medida busca o cumprimento de várias metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação, visando melhorar o desempenho geral da rede municipal de ensino e o domínio da leitura, entre outras habilidades”, explicou Marcelo.

OBJETIVOS

Além de proporcionar acesso e estímulo à leitura aos alunos nos anos de escolaridade obrigatória, o projeto está articulando os saberes escolares com as leituras adicionais orientadas pelos professores em projetos de leitura diversos; e proporcionando a ampliação da formação continuada de professores e demais profissionais da educação.

A proposta também é melhorar o desempenho educacional dos estudantes reduzindo as taxas de reprovação, e melhorar o desempenho na leitura, compreensão e produção de textos. “Esse é um amplo projeto para melhor prepara-los para o futuro, a convivência em sociedade e o mundo do trabalho”, acrescentou Marcelo.

Secom*

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