Centro de Convivência é inaugurado com oferta de oficinas profissionalizantes - Tribuna NF

Centro de Convivência é inaugurado com oferta de oficinas profissionalizantes

O prefeito Wladimir Garotinho inaugurou, na tarde desta terça-feira (27), a primeira unidade do Centro de Convivência, em Guarus. O equipamento, administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, vai oferecer às pessoas com idade entre 18 e 59 anos, referenciadas em um dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, oficinas de imagem pessoal (maquiagem, manicure, design de sobrancelha, barbeiro, cabeleireiro), mídias sociais e artes.

“É com muita felicidade que inauguramos esse primeiro Centro de Convivência. É uma missão do nosso governo oferecer oportunidade para as pessoas. Tivemos muita dificuldade no início para remontar a rede de proteção social do nosso município. Hoje nós já avançamos muito, com Restaurante Popular, Cartão Goitacá, Mãe Coruja, dentre outros programas e equipamentos para atender pessoas que estavam abandonadas, à margem. Mas nenhum de nós deseja que essas pessoas fiquem dependentes dos programas sociais. O que queremos é que elas se tornem independentes. E hoje nós estamos dando um passo além, de oferecer conhecimento e suporte para que a população se desenvolva para o futuro”, destacou o prefeito, Wladimir Garotinho.

As oficinas terão duração de três meses, que possibilitarão renda para os jovens em situação de vulnerabilidade social. Além do conhecimento profissional, o espaço também vai trabalhar a autoestima e confiança dos inscritos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, mais de 300 alunos já estão inscritos para as oficinas. “Oferecer essa oportunidade para a população era um desejo antigo e hoje estamos muito felizes de saber que já existe um cadastro reserva para as oficinas, que o Centro de Convivência está sendo inaugurado e que daqui a 3 meses mais de 300 pessoas estarão desenvolvendo suas atividades e podendo entrar no mercado de trabalho”.

Maria Marta França, moradora de Morro do Coco, se inscreveu para a oficina de Costura Criativa, já está ansiosa para o início das aulas. “Estou muito animada com essa oportunidade. Quero aprender novas técnicas para obter uma renda extra. Já reformo roupas, mas não sei cortar, então eu quero aprender a como fazer esses detalhes”, pontuou.

O Centro de Convivência fica localizado na Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, 256, no Parque Vicente Dias, em Guarus. O Espaço vai funcionar de segunda à sexta-feira, de 08h às 17h.

De acordo, Darcileni Fiúza, assistente social e responsável pelo equipamento, os interessados em participar das oficinas devem realizar as inscrições nos CRAS em que são referenciados. “O espaço está aberto para que a população possa conhecer todas as atividades que estaremos desenvolvendo. Além do atendimento aos inscritos nas oficinas, estaremos oferecendo atividades que envolvam também os familiares deles”, ressaltou

Prestigiaram o evento Grazi Gonçalves, subsecretaria adjunta de Desenvolvimento Humano e Social; Aline Giovannini, diretora do SUAS; e Júlia Tinoco, analista de comunidade do Porto do Açú.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *