Cartão Goitacá: mais 1.451 famílias são contempladas pelo programa - Tribuna NF

Cartão Goitacá: mais 1.451 famílias são contempladas pelo programa

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Mais 1.451 famílias foram incluídas no Cartão Goitacá que, nesta quinta-feira (13), receberam do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira-dama Tassiana Oliveira os cartões do programa de transferência de renda. A cerimônia, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, aconteceu na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca.

Além do prefeito, participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a diretora da Proteção Social Básica, Paloma Campos, a diretora de Proteção Social e Especial, Maria Amélia Lopes, e a coordenadora do programa Cartão Goitacá, Marcelia Cardoso.

Na ocasião foi anunciado que o benefício atingiu a marca de 12 mil famílias atendidas desde o lançamento, em 31 de janeiro de 2022. A meta é chegar no final deste ano com 20 mil famílias beneficiadas pelo Cartão.

“É muito gratificante estar aqui entregando mais uma vez os cartões a essas pessoas. A gente, assim como em outras ações, trabalha pelo bem-estar da população. E é importante frisar que as pessoas que estão recebendo esse benefício são aquelas que precisam, que atendem aos critérios estabelecidos pelo programa”, disse o prefeito.

Daise da Conceição é faxineira e mora no bairro da Pecuária. Com 8 filhos, ela falou sobre a importância de receber o benefício para a compra de alimentos para a família. “Eu trabalho apenas fazendo faxina. Com a família grande, fica bem difícil. Agora, com o cartão, vai multiplicar muita coisa dentro de casa”, disse.

Marcele Rangel, de Goitacazes, tem dois filhos e falou sobre a entrega do benefício para ela e para as outras famílias. “É uma ajuda muito bem-vinda porque eu fiquei sem o benefício quando ele foi suspenso. Muitas pessoas, assim como eu, precisam. Eu fico feliz por mim e por outras pessoas”, ressaltou.

Rodrigo Carvalho agradeceu a equipe da secretaria pelo o empenho e falou sobre a entrega dos cartões. “Olhando para trás, é difícil acreditar em tudo que fizemos, mas fizemos do jeito certo. Ver essas pessoas com os cartões em mãos faz a gente perceber que o trabalho está sendo bem feito”, disse o secretário.

O Cartão Goitacá garante o valor de R$ 200,00 mensais para despesas com alimentação a famílias que vivem em vulnerabilidade social. Para que o benefício seja concedido, são priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos; mulheres em situação de violência; e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.

A Prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais para a seleção dos beneficiários, que são referenciados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para receber o benefício, as famílias devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *