19/07/2024
Campos

Campos prorroga Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite

Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Com isso, as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias terão um prazo maior para tomar a dose extra da Vacina Oral Poliomielite (VOP), também conhecida como “gotinha”. Já a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) é usada para imunizar os menores de 1 ano, que estão no prazo para receber o imunizante, que é aplicado aos 2, 4 e 6 meses, e atualizar a caderneta daqueles estejam com as doses atrasadas.

A campanha teve início no dia 27 de maio com a finalidade de aumentar a proteção das crianças contra a doença e elevar a cobertura vacinal do município. A expectativa era vacinar 95% das 25.414 mil crianças do público-alvo, entretanto, alcançou em torno de 20% até o dia 17 de junho, com aproximadamente 5 mil doses aplicadas.

“A adesão foi insatisfatória, muito baixa. Das vacinas aplicadas até o momento, 2.450 doses foram durante o Dia a D no último dia 8. Estamos aplicando a vacina todos os dias, inclusive sábados e domingos, mas os pais não estão levando os filhos para serem vacinados, o que pode ser um risco para a reintrodução da doença. Todas as crianças, inclusive as que estão com o calendário em dia, precisam tomar uma dose extra da VOP. São mais de 20 postos preparados para atender esse público”, disse o assessor técnico Leonardo Cordeiro.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Para a imunização, pais e responsáveis podem levar seus filhos a um dos postos com horários ampliando que são: a Sala de Vacinação, da rua Gil de Góis, nº 132, no Centro, das 8h30 às 20h, e a Clínica da Criança, na rua André Luiz, no Jardim Carioca, das 9h até às 18h.

Também há 21 postos com atendimento das 8Hh0 às 16h, são eles: Centro de Saúde de Guarus; UBS Penha; UBS Santa Maria; UBS Sentinela do Imbé; UBSF Conselheiro Josino; UBSF Custodópolis; UBSF Eldorado; UBSF Felix Miranda; UBSF IPS; UBSF Jamil Ábido; UBSF Lagoa de Cima; UBSF Morro do Coco; UBSF Parque Aurora; UBSF Parque Imperial; UBSF Patronato São José; UBSF Santo Amaro; UBSF São Sebastião; UBSF Tocos; UPH Travessão; e UPH Ururaí.

Alunos da rede de ensino também têm a opção de serem vacinados na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia—SEDUCT/PSE, na Avenida 28 de Março, 40 – 156, Parque Tamandaré, das 9h às 14h.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *